Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/11/2024

34º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ap 20,1-4.11–21,2 Salmo: Sl 84(83) - Minha alma se esgota pelos átrios do Senhor.
evangelho
Exemplo das árvores - Lc 21,29-33

E contou-lhes uma parábola: “Observai a figueira e todas as árvores! Quando lançam brotos, olhando, sabeis por vós mesmos que o verão está próximo. Assim também vós, quando virdes essas coisas acontecendo, sabei que está próximo o Reino de Deus! Amém, eu vos digo: esta geração não passará antes que tudo isso aconteça. O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.



Faça com fé esta oração do salmista: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita o que diz o texto bíblico? Que sentimentos ele desperta no seu coração, leitor de hoje?

Evangelho: Lc 21,29-33 E Jesus contou-lhes uma parábola: “Observai a figueira e toda árvore. Quando lançam brotos, olhando, sabeis por vós mesmos que o verão está próximo. Assim também vós, quando virdes acontecerem essas coisas, sabei que o Reino de Deus está próximo. Amém, eu vos digo: esta geração não passará sem que tudo isso aconteça. O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão”.

“A natureza nos dá os sinais da chegada do verão e sabemos percebê-los. Assim também em nossos dias, por meio de tantos sinais (mudanças, crises, conflitos, invenções, novas conquistas) podemos compreender a pedagogia de Deus nos conduzindo pelo caminho da salvação. Deus se manifesta de tantas e inesperadas maneiras em nossa vida e em nossa história, porém, poucas vezes com aplausos e nunca de forma forçada, obrigatória. É o pedagogo exigente e amante da liberdade humana. Sua visita não vem fazer cobranças, apenas quer passagem para estar entre nós. Ele continua aparecendo onde e quando ninguém espera. Confiemos no amor de Deus que está sempre conosco e fiquemos atentos aos seus sinais.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. Jesus nos ensina a olhar para os sinais da natureza e interpretá-los. Para a pessoa que crê, tudo o que existe passa a ser sinal em vista de um discernimento mais profundo a respeito da presença do Reino dos Céus. O que o texto diz para você?
Nós, cristãos, sabemos que Deus está sempre presente com seu amor e trazendo a paz. Essa é a Palavra de Jesus que não passa. É verdadeira. Como você cultiva essa confiança?

Oração (Vida)

Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo/a.
Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele afasta o medo e nos enche de confiança.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Quando as catástrofes descritas no capítulo 21 de Lucas começarem a acontecer, serão sinal de que o Reino de Deus está perto, de que o fim do mundo chegou, de que a primeira aliança desabrocha na aliança definitiva. A grande catástrofe em termos humanos foi a morte de Jesus na cruz. Em termos humanos porque, no projeto divino, foi a salvação da humanidade. Naquele momento, teve início a nova e eterna aliança já prevista por Jeremias: “Dias virão em que eu selarei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova [...]. Porei a minha lei em seu seio e a escreverei em seu coração”. O profeta diz que a nova aliança não será como a da saída do Egito e do monte Sinai. Não será escrita em pedra nem guardada no exterior. Será escrita no interior do coração humano. Todos conhecerão espontaneamente o Senhor, e os pecados serão perdoados. As catástrofes poderão ser sinal de que o fim do mundo chegou. O próprio Jesus nos adverte a não acreditar rapidamente em qualquer um que diga que o Senhor está aqui ou está lá, que o fim está chegando. Ninguém sabe o dia nem a hora. Quando o Evangelho diz que “esta geração não passará antes que tudo aconteça”, provavelmente está falando da morte de Cristo na cruz. Na realidade, o tempo termina com a Encarnação, Paixão e Morte de Jesus, quando tem início a eternidade. Em certo sentido, já estamos vivendo na eternidade.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.