Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/12/2020

1ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 29,17-24 Salmo: Sl 27(26) - O Senhor é minha luz e salvação.
evangelho
Faça-se conforme a vossa fé - Mt 9,27-31

Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos fala da fé. Pela fé no filho de Davi, os dois cegos foram curados e tornaram-se testemunhas da libertação que o Senhor realizara em sua vida.


Oremos: “Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Observe o contexto da narrativa: lugar, personagens, pedidos... Com quais palavras os cegos se dirigem a Jesus? O que buscam? O que significa a cegueira no contexto da narrativa? O que foi necessário para que os homens fossem curados? Por que Jesus os adverte para que ninguém fique sabendo das curas?

“Em sua caminhada histórica, Jesus curou muitos cegos, surdos e paralíticos. Além de doenças físicas, elas simbolizam a incapacidade ou a resistência de compreender o projeto de Deus. Os dois cegos do relato de Jesus mostram que eles tinham uma visão interior, que possibilitou chamar Jesus de “Filho de Davi”. Mesmo cegos, se aproximaram de Jesus e demonstraram sua fé. Muitos, fisicamente perfeitos, não sabem perceber a passagem de Deus em sua vida, nem fazem nenhum esforço para se aproximar dele. A cura da cegueira é um dos sinais do Reino. Certamente Jesus não levou a mal a desobediência dos cegos. Eles, como novos missionários, espalharam o poder e a ternura de Jesus. Parecem dizer: “Não podemos nos calar”.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Qual palavra do texto encontrou sintonia com minha vida, com minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Permaneça em silêncio por alguns instantes para ouvir os apelos da Palavra.
A súplica dos dois cegos traduz uma profunda confiança no Senhor, como vemos no pedido: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”, e na resposta: “Sim, Senhor”. Em seguida, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá “conforme a vossa fé”. Fé, portanto, é o elemento central que o evangelho nos convida a viver neste dia.

Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé:
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado(a) à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos merecem ser reorganizados? O que deseja melhora em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No dia de hoje, em 749, morria São João Damasceno no mosteiro de Mar Saba, no deserto de Belém, na Judeia. Foi alguém que meditou profundamente o mistério da encarnação do Filho de Deus e ensinou que, depois da encarnação, podemos representar Jesus em imagens e pinturas e venerar os santos e as relíquias. Deus nunca tinha sido representado em imagens, porque não tinha corpo nem rosto. “Mas dado que agora Deus foi visto na carne e viveu no meio dos homens, eu represento aquilo que é visível em Deus. Não venero a matéria, mas o criador da matéria, que por mim se fez matéria e se dignou habitar na matéria e realizar a minha salvação por meio da matéria. Por isso, não cessarei de venerar a matéria pela qual chegou a minha salvação. Mas não a venero de modo algum como Deus! […] Não é por acaso matéria o madeiro da cruz três vezes santa? […] E a tinta e o livro santíssimo dos Evangelhos não são matéria? O altar salvífico que nos dispensa o pão da vida não é matéria? […] E, antes de tudo, não são matéria a carne e o sangue do meu Senhor? […] Portanto, não ofendas a matéria: ela não é desprezível, porque nada do que Deus fez é desprezível.” Os olhos dos cegos se abriram para que pudessem ver as figuras que Deus criou. Não adoramos a figura que vemos. Adoramos o Criador.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.