Fundo
Domingo, 18 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/01/2023

Tempo do Natal antes da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 5,14-21 Salmo: Sl 149 - Porque o Senhor é favorável a seu povo.
evangelho
Fazei o que ele vos disser - Jo 2,1-11

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus também fora convidado, com seus discípulos, para o casamento. Tendo faltado vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”. Disse‑lhe Jesus: “Que isso importa a mim e a ti, mulher? Ainda não chegou minha hora”. Disse sua mãe aos servidores: “Fazei o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas de pedra usadas para a purificação dos judeus, cada uma comportando de duas a três medidas. Disse‑lhes Jesus: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até a borda. E disse‑lhes: “Tirai, agora, e levai ao mestre de cerimônias”. Eles levaram. Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde provinha, mas os servidores, os que tinham tirado a água, sabiam –, o mestre de cerimônias chamou o noivo e disse‑lhe: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão embriagados, o pior. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Jesus realizou este princípio dos sinais em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de nossa fé pode impedir que façamos tudo o que Senhor mandar. Peçamos ao Espírito Santo que nos amadureça na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente o mandato de Jesus: “Enchei as talhas”.


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual o papel de Maria, a mãe de Jesus, neste evangelho?

Evangelho: Jo 2,1-11 No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus também fora convidado, com seus discípulos, para o casamento. Tendo faltado vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”. Disse‑lhe Jesus: “Que isso importa a mim e a ti, mulher? Ainda não chegou minha hora”. Disse sua mãe aos servidores: “Fazei o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas de pedra usadas para a purificação dos judeus, cada uma comportando de duas a três medidas. Disse‑lhes Jesus: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até a borda. E disse‑lhes: “Tirai, agora, e levai ao mestre de cerimônias”. Eles levaram. Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde provinha, mas os servidores, os que tinham tirado a água, sabiam –, o mestre de cerimônias chamou o noivo e disse‑lhe: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão embriagados, o pior. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Jesus realizou este princípio dos sinais em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele.

“Para a realização do primeiro milagre, Jesus busca o cenário mais apropriado: uma festa de bodas de casamento. O ambiente familiar é o espaço de necessários milagres, pois, quando a família está bem, todos os demais locais e compromissos também ficam bem. Foi Maria quem percebeu que faltava vinho. As mães estão sempre atentas, disponíveis para suprir as necessidades. Quando a Mãe de Jesus se dirigiu aos garçons, ela pensou também em nós: “Fazei o que ele vos disser”. Somos cristãos na medida em que praticamos a vontade do Senhor, que não quer que nos falte a alegria de viver. Que a nossa família possa agradecer os milagres do cotidiano e acolher os sinais de Deus”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que diz o texto?
Maria, como mãe, esta sempre pronta a interceder por seus filhos e filhas. Ela conhece também o poder do amor de Deus, por isso, fala com confiança com seu filho, Jesus, o Filho de Deus.
Destaque, agora, as instruções que Jesus dá aos servos.
O que o Senhor lhe pede neste dia?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Em João, do capítulo 1 ao 12, há sete sinais. Eles apontam para o definitivo sinal da cruz, que é, ao mesmo tempo, morte e glorificação. O texto de hoje narra o primeiro desses sinais. Torna-se um modelo, é paradigmático. Fundamental é compreender seu significado: Jesus revela sua glória e desperta a fé dos discípulos. Maria tem papel fundamental na cena, não somente porque percebe a carência e intercede pela família em constrangimento, mas, sobretudo, porque ela se torna a pedagoga da fé. Apontando para Cristo, ela orienta a Igreja: “Fazei o que ele disser”. Jesus, de fato, é o verdadeiro esposo da cena. Antecipa a sua hora. Por isso, há vinho novo, de ótima qualidade e abundante. Podemos pensar nos casais e famílias e dizer: quando falta o vinho do diálogo e do perdão, a festa vira tragédia. O vinho, contudo, é símbolo do dom do Espírito e da alegria da aliança e das núpcias messiânicas. Só quem se torna servente testemunha o sinal e é conduzido à fé.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.