Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/08/2020

Martírio de São João Batista, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Jr 1,17-19 Salmo: Sl 71(70) - Minha boca anunciará a tua justiça.
evangelho
Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia - Mc 6,17-29

De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede me o que quiseres, e eu te darei”. E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador. Peçamos a sua intercessão para que também sejamos fiéis ao Senhor e anunciemos com coragem a proposta de seu Reino. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, vemos que João Batista vai ser morto. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e identifique os personagens que surgem durante a narrativa. O que fazem esses personagens? Que mensagem o Evangelho transmite? O que Jesus ensina? Qual é o tema central do texto?
“Cada um de nós tem uma escala de valores, na teoria e na prática. Herodes preferiu agradar os convidados, sua amante e sua enteada do que salvar a vida de um justo. Numa atitude covarde – embora ficasse triste –, mandou matar o profeta. Santo Agostinho comenta: “A cabeça ensanguentada de João Batista continuou falando a Herodes: ‘Não te é lícito…’”. Igualmente, em seus pesadelos, Herodíades certamente via a figura austera do profeta. Todo profeta, de alguma maneira, incomoda. Muitos imaginam que a morte acabará com ele. Puro engano: a profecia continua viva. Ao sepultar o corpo de João Batista, seus discípulos mostram a determinação de continuar sua obra. O martírio de João prenuncia o martírio do próprio Jesus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica?

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sugestão de proposta para a vivencia concreta:Testemunhar Jesus pela vida e pelas obras.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Flávio Josefo, historiador do século primeiro, deixou por escrito que muitos judeus viam na destruição do exército de Herodes uma justa punição de Deus “para vingar o que ele havia feito a João, cognominado o Batista”. E acrescenta: “Herodes o matou, embora ele fosse um bom homem”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.