Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/02/2020

5ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Rs 11,4-13 Salmo: Sl 106(105) - Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos!
evangelho
Jesus cura a filha da siro-fenícia - Mc 7,24-30

Jesus se pôs a caminho e, dali, foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguia ficar escondido. Logo, uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar dele. Ela foi e jogou-se a seus pés. A mulher não era judia, mas de origem siro-fenícia, e pedia que ele expulsasse o demônio de sua filha. Jesus lhe disse: “Deixa que os filhos se saciem primeiro; pois não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Ela respondeu: “Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que os filhos deixam cair”. Jesus, então, lhe disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama. O demônio havia saído dela.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abra seu coração e predisponha sua mente, a fim de acolher as bênçãos e as graças deste momento de oração. Invoque o Espírito Santo com a oração:
"Ó Espírito santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo calar o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer para obter a vossa glória, o bem das pessoas e a minha própria santificação. Amém."

Leitura (Verdade)

Relei-a o Evangelho e observe a atitude desta mulher, mãe, que implora por sua filha com humildade e fé a ponto de converter o pensamento de Jesus. Imagine esta cena na qual o Mestre entra numa casa de seus conterrâneos e uma mulher estrangeira se joga aos seus pés. Como se dá o diálogo? Que atitude comove Jesus? O que significa para nós humanos uma migalha vinda do coração divino?
"Os judeus e os próprios apóstolos acreditavam que o Reino se destinava apenas a Israel. Jesus estava em território pagão e procurava manter-se escondido. Uma mulher pagã, com ousadia, aborda Jesus. Seus deuses não se importavam com o sofrimento humano. A primeira rejeição, por parte de Jesus, não é suficiente para desanimá-la. Os judeus se chamavam filhos e desprezavam todos os “cachorrinhos”, isto é, os pagãos. Passando por cima da descriminação, a mulher mostra-se disposta a aceitar as “migalhas”. E recebe muito mais. Com a cura da filha, Jesus sinaliza o fim das exclusões. O Reino não tem “reservas de marcado”. Está aberto a todas as pessoas que o procuram, sobretudo, aos que sofrem. "Viver a Palavra 2020- comentários: Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora".

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra do texto encontrou sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Quais sentimentos o texto provocou em mim? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou na sua oração. Permita alguns instantes de silêncio meditativo.

Oração (Vida)

"Senhor Jesus, tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angustias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor!
Tu és as Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!
Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor!"

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra?
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus vai à região de Tiro, que hoje faz parte do Líbano. Entra numa casa, mas não quer que saibam onde ele está. Na realidade, ele não consegue ficar escondido. Sempre descobrem onde ele está. Jesus não busca aparecer. Ele se oculta na multidão. Está no meio de nós e é um conosco. Mas um milagre vai acontecer em favor de uma senhora pagã e de sua filha possuída por um espírito impuro. Possessão diabólica ou uma enfermidade atribuída ao demônio, pai de todos os males. A mulher tinha muita fé, acreditava no poder de Jesus e pediu com muita humildade. Jesus a atende. Antes, porém, Jesus enuncia um princípio: primeiro os judeus, depois os outros. Não tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cãezinhos. Jesus é fantástico! Aceita os princípios, mas não se prende a eles. O princípio não é negado. É colocado a serviço do ser humano. Antes de serem judias ou pagãs, a mulher e sua filha são seres humanos. Valem o sangue de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.