Fundo
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/10/2024

S. João XXIII , MFac. 27º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gl 3,7-14 Salmo: Sl 111(110) - Ofereceu alimento aos que o temem.
evangelho
Jesus e o poder de Deus - Lc 11,15-26

Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba devastado, e uma casa cai sobre outra casa. E, se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus precipitou-se sobre vós.Quando o homem forte e bem armado guarda sua morada, suas posses estão seguras. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura na qual confiava e distribui os despojos dele. Quem não está comigo está contra mim, e quem não reúne comigo dispersa. Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos buscando um lugar de repouso, mas não o encontra. Então diz: ‘Voltarei para minha casa, de onde saí’. Chegando lá, encontra-a varrida e arrumada. 26 Então vai e toma outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a morar ali; assim, o estado final daquela pessoa é pior do que antes”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus vai ao encontro dos oprimidos e os liberta; dos doentes e os cura; dos pecadores e os perdoa; mas a Ele pedem sinais extraordinários e não percebem a magnitude de sua misericórdia. Qual é o grande sinal senão o seu amor infinito por nós, que nada temos que não tenhamos recebido dele?

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me e conserva a minha vida.
Concentre-se na presença Deus e, se puder, coloque-se de joelho, faça com devoção o Sinal da Cruz.




Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Qual é o fundamental objetivo da missão de Jesus senão vencer o espírito do mal, restituindo ao homem o Espírito de filho de Deus? Leia atentamente o Evangelho com esta perspectiva.

Evangelho: Lc 11,15-26 Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba devastado, e uma casa cai sobre outra casa. E, se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus se precipitou sobre vós. Quando o homem forte e bem armado guarda sua morada, suas posses estão seguras. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura na qual confiava e distribui os despojos dele. Quem não está comigo está contra mim, e quem não reúne comigo dispersa. Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos buscando um lugar de repouso, mas não o encontra. Então diz: ‘Voltarei para minha casa, de onde saí’. Chegando lá, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e toma outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a morar ali; assim, o estado final daquela pessoa é pior do que antes”.

Meditação (Caminho)

O Pai já nos mostrou e realizou plenamente sua vontade em Jesus, seu Filho. Quem descobre a pessoa de Cristo não precisa de outros sinais ou milagres para sua vida.
Você está com Jesus? Recolhe com Ele?
Qual a transformação que a pessoa de Jesus traz em sua vida?

Oração (Vida)

A oração é alimento para nossa fé e nossa missão como cristãos. Vigiemos para que nosso orar não se resuma a palavras, mas seja uma tomada de consciência de que dependemos de Deus e só Ele pode nos dar a força e graça para vencer tantas tentações e dificuldades...
Como filhos amados, dirigimos a Ele nossa súplica confiante.

Contemplação (Vida e Missão)

À luz desta deste Evangelho, e desta oração, como você vive sua relação com Deus, com os irmãos, como você luta contra o mal que o cerca? Há necessidade de alguma mudança? Como você quer pôr em prática o que seu coração lhe sugeriu?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas descreve três tipos de reação diante de um milagre de Jesus. Ele estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo falou. Primeira reação: as multidões ficaram admiradas, gostaram. Segunda reação: os opositores disseram que ele expulsava demônios por Beelzebu, o príncipe dos demônios. Terceira reação: os alienados descomprometidos, para provocá-lo, pediram um sinal do céu.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.