Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/02/2020

6ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Tg 2,1-9 Salmo: Sl 34(33) - Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
evangelho
Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesareia de Filipe - Mc 8,27-33

Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas”. Jesus, então, perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”. E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém. E começou a ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar. Falava isso abertamente. Então, Pedro, chamando-o de lado, começou a censurá-lo. Jesus, porém, voltou-se e, vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: “Vai para trás de mim, satanás! Pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acalmo-me, deixo para depois o que me preocupa e concentro-me para meditar e orar com a Palavra que a liturgia me oferece hoje.
Jesus, divino Mestre, ensina-me descer na profundeza de meu ser, com humildade e confiança, para perceber e aderir à tua presença e sair renovado(a) deste encontro contigo. Que eu encontre tua verdadeira imagem e possa testemunhar que és o Cristo, o Ungido, o Filho de Deus vivo. " Eu vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim. (Gl 2, 20)

Leitura (Verdade)

Quais são as perguntas de Jesus? Qual a resposta de Pedro? O que Jesus ensina? Por quê Pedro contesta a fala de Jesus?
“Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Pedro amava profundamente o Mestre e, por isso, não aceitava a ideia do sofrimento e da morte. Então, tenta dissuadi-lo. E Pedro, que fora chamado de “bem-aventurado”, agora recebe o título de Satanás. O pecado é sempre a recusa de aceitar a Vontade do Pai. Pedro esquece o projeto do Pai e raciocina com a lógica humana. Cada um de nós deve responder, muitas vezes, à pergunta de Jesus: quem é Ele neste momento de minha vida e nas minhas atividades? A resposta não pode ser apenas racional. O próprio Jesus esclarece: ‘Quem me ama guarda os meus mandamentos, que podem ser resumidos: amar a Deus e ao próximo’.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Conhecendo um pouco da proposta de Jesus onde vejo o rosto de Deus? Nos acontecimentos, nos pobres, no Evangelho, nos excluídos, na alegria, no sofrimento...? Qual minha relação com Deus diante do mal e da tragédia? Procuro compreender, oro pedindo sabedoria ou me escandalizo como Pedro?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus sobre a fragilidade de nossas emoções e nossos pensamentos. Nossa falta de sentido, nossa facilidade em abandonar tudo quando não compreendemos. Nossa fé tão vulnerável. Nossa alegria enraizada no bem-estar e, sobretudo, peça que Ele nos cure da cegueira espiritual e do imediatismo.
Peça a intercessão de Maria: "Ó Maria, Mãe de Jesus, muitas vezes nos desesperamos e pensamos que tudo está perdido. Intercede por nós, Senhora Nossa, para que, na doença e na tribulação, encontremos a chave para descobrir o sentido mais profundo de nossa vida, para vivermos uma relação mais intima com teu Filho, que caminha ao nosso lado e jamais nos abandona. Amém."

Contemplação (Vida e Missão)

Quando não compreendo os fatos, a dor, o mal procurarei entrar em sintonia com os mistérios divinos e pedir a Deus que aumente minha fé e me dê o dom da aceitação, mesmo diante do incompreensível.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

O cego de Betsaida, no Evangelho de Marcos, é figura do discípulo que ainda não vê bem quem é Jesus. As ideias messiânicas que os discípulos têm na cabeça devem se ajustar pouco a pouco ao Messias que eles têm diante dos olhos, que é Jesus de Nazaré. Quem é Jesus de Nazaré? O que dizem os de fora? O que dizem os discípulos? O que significa para Pedro dizer “Tu és o Cristo”? Quem era Cristo na mente de Pedro? Jesus se revela anunciando o que vem pela frente. Marcos descreve o primeiro anúncio da paixão. Jesus vai sofrer, vai ser rejeitado, vai ser morto e vai ressuscitar. Pedro não gosta do que ouve, exatamente por não ser esta a imagem que tinha do Messias Salvador. No entanto, este é o Cristo real, que é preciso aceitar. Este é o projeto de Deus, embora a mente humana deseje outra coisa. Deseja que Jesus entre em Jerusalém glorioso para se apoderar do trono de Davi, e não para morrer crucificado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.