Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/01/2020

Conversão de São Paulo, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 22,3-16 ou At 9,1-22 Salmo: Sl 117(116) - Povos todos, louvai o Senhor!
evangelho
Jesus envia em missão - Mc 16,15-18

E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Hoje celebramos a conversão de São Paulo, Apóstolo.Rezo:
Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro(a) missionário(a) da tua Palavra.

Leitura (Verdade)

Como ouço a Palavra de Deus, capaz de penetrar o âmago da alma? Deixo-me seduzir pelo Evangelho de Jesus, como o Paulo apóstolo se deixou seduzir pela voz do Mestre? Creio que também fui enviado(a) a anunciar a vida, as obras e a Palavra de Jesus?
“Este texto está colocado no fim do Evangelho canônico de Marcos. É uma síntese do projeto de Jesus. Ressuscitado, confirma os apóstolos na fé e os envia para a mais universal das missões: ir por todo o mundo e anunciar a Boa-Nova a todos. O Batismo e a fé são as referências dos discípulos, que serão confirmados pelos sinais do alto. Após estas palavras, Marcos coloca a ascensão de Jesus, que toma lugar à direita do Pai. A partir deste instante, o Reino caminhará na velocidade dos discípulos. Termina o tempo histórico de Jesus, começa a Igreja. É um pequeno grupo contra o mundo. Surgirão dificuldades de todo tipo, mas ele faz uma promessa consoladora: ‘Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos’.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releio esse Evangelho e procuro a palavra que mais me leva a refletir. Sou batizado(a) em nome da Trindade, e, é o Batismo, que me ajuda a ser um cristão comprometido com o Reino de Deus e a causa dos irmãos e irmãs de caminhada.

Oração (Vida)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.
Repito muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo com fé o momento em que Jesus chamou o apóstolo Paulo para que ele o anunciasse ao mundo inteiro. “Saulo, Saulo por que me persegues? Vou fazer de você um “vaso de eleição”. Eu também quero ser um “vaso de eleição”; uma pessoa em quem Jesus pode contar. Conte comigo Jesus.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Escrevendo aos gálatas, São Paulo diz que Deus se dignou revelar nele seu Filho Jesus para que o evangelizasse entre os pagãos. Paulo fala de sua conversão em termos de uma experiência interior. Os Atos dos Apóstolos a descrevem como algo acontecido no caminho de Damasco. Paulo era um judeu fervoroso. Via os cristãos como desertores da verdadeira fé de Israel e seguidores de um falsário, que já estava morto. Originário de Tarso, estava estudando em Jerusalém quando se dirigiu a Damasco, perseguindo cristãos. Converteu-se no caminho e ficou um longo tempo na região desértica dos Nabateus. Voltou a Tarso, refazendo o caminho por Damasco e Jerusalém. Barnabé o procura para ajudar na formação da comunidade nascente de Antioquia da Síria. É de lá que Barnabé, Paulo e alguns companheiros sairão em missão. Vão primeiro a Chipre. Mais tarde, numa segunda viagem visando entrar na Europa, Paulo viaja com Silas e Timóteo. Atravessa a Turquia, sempre evangelizando, até chegar na Macedônia. Lucas se junta a eles no porto de Trôade e começam a evangelização da Europa por Filipos, Tessalônica, Atenas e Corinto. Em Atenas, Paulo escreve um primeiro bilhete aos cristãos de Tessalônica. É o início das cartas paulinas. Ele está feliz pela perseverança dos tessalonicenses no meio das perseguições que estavam sofrendo por sua fé.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.