Fundo
Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/09/2025

Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria, festa - Ano C - Branca
1ª Leitura: Mq 5,1-4a ou Rm 8,28-30 Salmo: Sl 70(71) - Quero alegrar-me no Senhor.
evangelho
José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo! - Mt 1,1-16.18-23

Livro da origem de Jesus, Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [...] A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, esposo dela, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, f ilho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo! [...]”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Festa da Natividade de Nossa Senhora. É graça divina poder encontrar-nos com o Senhor, louvá-lo, escutá-lo, agradecer e suplicar a alegria de sua presença em nossa vida.

Com o sinal da cruz nos unamos a todos os cristãos que neste dia prestam culto ao Deus da Vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.




Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe o diálogo entre os personagens neste Evangelho. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a José?

Evangelho: Mt 1,1-16.18-23 Livro da origem de Jesus, Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abrão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. […] A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, esposo dela, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo! Ela dará à luz um filho, e tu o chamarás pelo nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos pecados deles”.

“A sucessão de gerações é viva na memória de quem, por séculos de história, alimentou a chama da fé bíblica, calcada na esperança futura do Messias, filho de Davi, filho de Abraão. Entre os nomes masculinos da genealogia, surgem da clandestinidade três mães. São elas: Rahab, Rute e a mulher de Urias, sendo que nenhuma se encaixa nos padrões de uma esposa e mãe israelita. O Filho gerado por Deus Pai e nascido da virgem filha de Israel – “pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo!” – foi, pode-se dizer, filho adotivo do Povo de Deus. Contudo, nesta genealogia aparecem mães de origem estrangeira, o que faz pensar no título frequentemente dado ao Senhor nos Evangelhos: Filho do Homem, primícia de toda a humanidade.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? (São Pedro Damião)

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida?
Eles encontram sintonia com a realidade que você vive hoje?
A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor?
Fica conosco, Senhor, e, pela intercessão da Virgem Maria, realizai em nós a maravilha de permanecermos sempre fiéis ao vosso imenso amor.

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (...) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

Ir. Carmen Maria Pulga

A mãe de Jesus tem papel fundamental para a salvação da humanidade. Celebramos hoje mais uma festa dedicada a ela. Não se têm informações sobre seu nascimento nos evangelhos canônicos. Entretanto, o texto de hoje traz a genealogia de Jesus, situando-o na história da salvação e confirmando as profecias do Antigo Testamento. Jesus, como todo judeu, é filho de Abraão, pai da fé e de todos os crentes. É filho de Davi, seu descendente que veio restabelecer o reinado de Israel. Dentre os vários homens apresentados em sua genealogia, destacam-se quatro mulheres, além de Maria. Elas são estrangeiras e colaboraram para a salvação. Tamar, que se fez passar por prostituta para cumprir um direito; Raab, uma prostituta que colaborou com os israelitas para a tomada de Jericó; Rute, a moabita, bisavó do rei Davi; Betsabeia, esposa de Urias, tomada por Davi e mãe do rei Salomão. Ao longo das três etapas da história de salvação, demarcadas por catorze gerações cada, aparece Maria. Concebida sem pecado e preparada para dizer “sim” a Deus, a Virgem Santíssima não só traz Jesus ao mundo, mas também o educa na fé.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.