Fundo
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/12/2024

Ofício festivo – N. Senhora de Guadalupe - Ano C - Branca
1ª Leitura: Gl 4,4-7 Salmo: Sl 96(95) - Entre os povos, narrai a glória do Senhor.
evangelho
Maria Visita Isabel - Lc 1,39-47

Naqueles dias, tendo-se levantado, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que o som de tua saudação chegou a meus ouvidos, o bebê pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse:“Proclama minha alma a grandeza do Senhor,alegra-se meu espírito em Deus, meu salvador.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a interpretar a Palavra da mesma forma que foi interpretada Maria. Crie em nós o silêncio para ouvir a tua voz na Criação, nas Escrituras, nos acontecimentos e nas pessoas, especialmente nos pobres e sofredores.



Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho.
Maria é modelo de solidariedade. Busca com sua própria vida o reino de Deus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus. Procure entender o que Maria nos ensina com sua atitude.

Evangelho: Lc 1,39-47 Naqueles dias, tendo-se levantado, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que o som de tua saudação chegou a meus ouvidos, o bebê pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse: “Proclama minha alma a grandeza do Senhor, alegra-se meu espírito em Deus, meu salvador.

“Hoje é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. A Virgem de Guadalupe é a mesma que Isabel chamou de bendita entre as mulheres. É aquela que acreditou na manifestação de Deus, engrandeceu o Senhor com o seu canto e ofereceu seu serviço a Isabel. Ao longo dos tempos, Maria continua visitando seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos difíceis, apontando seu Filho como Caminho, Verdade e Vida. Foi no começo de dezembro de 1531, no México, que o indígena Juan Diego ouviu uma voz que o chamava. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai pelo povo latino-americano, tão sofrido!” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A Virgem saiu e foi sem demora visitar sua prima Isabel. Você vai rapidamente levar a Boa Nova aos membros de sua família, mesmo que tenha que subir montanhas?
Verbalize como são suas atitudes com os outros. Como você vive o serviço ao Reino através de seus gestos e atividades com seus familiares, comunidade e amigos? Que a tua palavra, Senhor, nos oriente para que possamos experimentar a força de teu amor e testemunhar aos outros que Tu estás vivo no meio de nós, como fonte de fraternidade, de justiça e de paz.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração:
Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No monte de Tepeyac, perto da cidade do México, no dia 9 de dezembro de 1531, São Juan Diego viu Nossa Senhora. Nesse lugar, os nativos sacrificavam meninas de 15 anos aos deuses. Inicialmente, Nossa Senhora foi chamada de Tequatlaxopeuh, que significa: “aquela que afugentou os que nos matavam”. Mais tarde lhe deram o nome de Guadalupe, “perdida no rio”. Dizem especialistas em fenômenos paranormais que não existem aparições. “Do além para o aquém, não volta ninguém.” Se há fenômenos, são naturais, muitos deles fruto da imaginação cultural de quem vê. Tudo, porém, pode ser providencial e Deus se serve de “alucinações” para mostrar-se presente em nossa vida e em nosso mundo. O Papa Bento XIV estabeleceu o milagre como “critério único suficiente necessário para aceitar uma revelação”. O bispo Juan de Zumárraga não acreditava em Juan Diego, mas os milagres aconteceram. Até hoje ninguém explica a extraordinária beleza dos fenômenos relacionados ao ícone de Maria estampado no manto de Juan Diego, nem como o manto se conserva até hoje.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.