Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/03/2024

4ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ex 32,7-14 Salmo: Sl 106(105) - Lembrai-vos de nós, ó Senhor.
evangelho
Mas, se não credes no que ele escreveu, como crereis no que eu digo? - Jo 5,31-47

Se eu testemunhasse a respeito de mim mesmo, meu testemunho não seria verdadeiro. Outro é que testemunha a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim. Vós enviastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. Eu não preciso receber o testemunho de um homem. Digo isso, porém, para que sejais salvos. Ele era a lâmpada que ardia e iluminava e vós quisestes vos alegrar por um tempo com sua luz. Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para leva‑las a cumprimento. Essas mesmas obras que faço testemunham que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, tem testemunhado a meu respeito. Jamais ouvistes sua voz, nunca vistes sua imagem, e sua palavra não permanece em vós, porque não credes naquele que enviou. Examinai as Escrituras – uma vez que considerais que nelas tendes a vida eterna –, também elas testemunham a meu respeito. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes vida. Não recebo glória dos homens, mas conheço-vos: não tendes o amor de Deus em vós. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem depositastes vossa esperança. Se crêsseis em Moisés, creríeis também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se não credes no que ele escreveu, como crereis no que eu digo?”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A oração faz do tempo um templo. Sinta este tempo como tempo favorável. Deus vem ao nosso encontro para salvar e não para condenar. Jesus não é um Deus distante, mas sim o rosto misericordioso do Pai voltado para nós. A fé é descobrir sua presença em nós e ao nosso redor.


Pedimos a graça de sermos Evangelhos vivos, testemunhas de Jesus como Ele testemunhou o Amor misericordioso do Pai.

Leitura (Verdade)

É necessário saber ler e interpretar as Escrituras à luz do próprio Deus, e os judeus, como muitos que hoje se denominam cristãos, não possuem essa sabedoria.

Evangelho: Jo 5,31-47 Se eu testemunhasse a respeito de mim mesmo, meu testemunho não seria verdadeiro. Outro é que testemunha a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim. Vós enviastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. Eu não preciso receber o testemunho de um homem. Digo isso, porém, para que sejais salvos. Ele era a lâmpada que ardia e iluminava e vós quisestes vos alegrar por um tempo com sua luz. Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para leva‑las a cumprimento. Essas mesmas obras que faço testemunham que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, tem testemunhado a meu respeito. Jamais ouvistes sua voz, nunca vistes sua imagem, e sua palavra não permanece em vós, porque não credes naquele que enviou. Examinai as Escrituras – uma vez que considerais que nelas tendes a vida eterna –, também elas testemunham a meu respeito. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes vida. Não recebo glória dos homens, mas conheço-vos: não tendes o amor de Deus em vós. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem depositastes vossa esperança. Se crêsseis em Moisés, creríeis também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se não credes no que ele escreveu, como crereis no que eu digo?

“Falso testemunho é aquele que nos engana sobre nós mesmos, que nos profana. Em Jesus, o testemunho é verdadeiro, porque ele nos faz verdadeiros segundo a vocação a que somos chamados: alcançar a dignidade de filhos de Deus. Para isso, Jesus deu a própria vida. Ele nos tomou pela mão e nos fez compreender o que somos aos olhos de Deus. “Vede quão grande amor nos tem dado o Pai: que sejamos chamados de filhos de Deus, e nós o somos” (1Jo 3,1). É testemunho verdadeiro que não nos causa medo nem faz distinção de pessoas. Testemunho que nos faz “capazes de Deus”, isto é, aptos a partilhar da vida divina. “Somos da linhagem de Deus”, afirma o apóstolo Paulo (At 17,28b). Que testemunho e que prova!”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Contemplar o Filho de Deus no extremo de seu amor, no extremo de sua vida, é aprender a olhar do jeito dele, amar do jeito dele, ter seus mesmos sentimentos e atitudes. Minhas palavras, sentimentos e ações me deixam a alegria de estar caminhando na estrada de Jesus? Iluminado/a por sua Luz?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão por Ele ter doado sua vida por nossa salvação.

Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Perceba quem, o Espírito Santo que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa.

Contemplação (Vida e Missão)

Ajuda-nos, Senhor, a superar o egoísmo e dá-nos força para seguir o projeto do Pai: “Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar, mas para salvar”.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

É hora de acreditar em Jesus, vendo o que ele faz, examinando as Escrituras, não buscando glória uns nos outros, mas unicamente a glória do Deus único. Assim teremos vida.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.