Fundo
Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Dica de Vida Saudável do dia 11 de outubro
Sua majestade, o limão
Sua majestade, o limão
Freeimages

Aliado de quem quer manter a saúde em dia, o limão é uma verdadeira joia da natureza. Limão ou, cientificamente, 'Citrus limon', fruta cítrica, de gosto azedo, que nasce de uma árvore da família das rutáceas.

Após a comprovação científica de suas propriedades nutricionais e curativas, o limão passou a ser conhecido e consumido no mundo todo. Muito versátil na cozinha, é considerado pelos chefs o rei das frutas. Devido ao seu sabor marcante, ele vai bem com tudo e pode ser usado em bebidas, pratos doces e salgados, como tempero e para marinar. Conhecido por sua grande concentração de vitamina C - duas vezes mais que a laranja -, o limão traz muitos benefícios à saúde.

A nutricionista Camila Ragne, do Hospital do Coração, em São Paulo (SP), confirma que, em relação às demais frutas cítricas como a acerola, a laranja e o maracujá, o limão possui características semelhantes às da laranja. "Também é rico em potássio, porém menos calórico", diferencia. Por sua alta concentração de vitamina C, a nutricionista explica que o consumo da fruta auxilia no tratamento de gripes e resfriados, além de melhorar a resistência dos vasos sanguíneos.

"Uma mulher adulta precisa de 60 miligramas de vitamina C por dia, e apenas 100 mililitros de suco de limão fornece metade dessa necessidade", completa. Essa vitamina C ainda aumenta as defesas do organismo contras as infecções e colabora para uma nutrição saudável, além de atuar contra o envelhecimento precoce.

O aumento no poder de cicatrização e o auxílio na redução do estresse também são características saudáveis que podem ser atribuídas ao fruto do limoeiro. Outras substâncias presentes à fruta, que auxiliam no bom funcionamento do organismo, são o ácido cítrico, vitaminas A e do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e enxofre, além de diversas proteínas.

Silvia Torreglossa/Revista Família Cristã, edição 947.