Fundo
Terça-feira, 06 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/08/2020

20ª Semana do tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ez 24,15-24 Salmo: (Sl)Dt 32,18-21 - Desprezastes o Rochedo que te gerou.
evangelho
Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? - Mt 19,16-22

Alguém se aproximou de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Ele respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. – “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse-lhe: “Já observo tudo isso. Que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com a Igreja, celebramos hoje o dia de São Pio X. Iniciemos a nossa oração e, em silêncio, nos concentremos para rezar melhor com a Palavra de Deus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

No texto bíblico de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” O que Jesus lhe responde? O que Jesus sugere a essa pessoa? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, repita as palavras que mais lhe chamaram atenção e identifique os personagens que aparecem durante a narrativa. Qual é a mensagem central do Evangelho?

“O personagem de hoje é um jovem bom e cheio de ideais. É possível até imaginar que Jesus o convida para ser um dos seus, para integrar-se ao pequeno grupo. Ele conhecia e seguia os Mandamentos, mas naufragou diante do pedido de renúncia. Entre Jesus e as riquezas, o jovem decidiu ficar com a riqueza e afastou-se “cheio de tristeza”. Ele se deu conta de que deixou para trás uma maravilhosa possibilidade. E nunca mais se falou nele. O dinheiro pretende ser adorado, pretende ser ídolo e assumir o comando da vida daquele que imagina possuí-lo. O Reino dos céus supõe disponibilidade e renúncia. Renunciar não é algo negativo: significa optar por um bem maior. Os apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leio o Evangelho novamente e deixo-me tocar por ele. Durante a leitura, escuto o que o Senhor, pela ação de seu espírito, me diz. Quais são minhas perguntas a Jesus? Sou capaz de uma resposta radical à sua proposta?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Permita que a Palavra de Deus se misture com a sua vida e procure reconhecer a voz do Senhor, que fala com você.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Há pequenas diferenças entre um evangelista e outro, que permitem diversificar as interpretações e ampliar as conclusões. Estamos lendo Mateus, e a pergunta é: “O que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. A resposta é outra pergunta: “O que é o bom?”. Só Deus é bom. Entre nós, tudo é equívoco, nada é perfeitamente transparente, nada é sempre bom. O demônio se imiscui em nossas melhores intenções. Jesus nos liberou dos preceitos sobre os alimentos. Os cristãos não têm alimentos permitidos ou proibidos. Podem comer de tudo. Então, como demais, fico doente, sofro e dou trabalho aos outros. Cometemos gafes, somos inconvenientes, magoamos sem querer. De fato, não somos bons, mas queremos ser. Os mandamentos nos ajudam como um bom professor. Se quiser ser perfeito, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres. Depois, vá viver para Cristo e seu Evangelho. Este chamado de Jesus é para todos ou se restringe às vocações religiosas de estrita observância? Acreditamos que Jesus se dirija a quem quiser ouvi-lo em qualquer estado de vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.