Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/09/2023

São Cosme e São Damião, Mártires - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Esd 6,7-8.12b.14-20 Salmo: Sl 122(121) - Vamos à casa do Senhor.
evangelho
Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática - Lc 8,19-21

Foram encontrá-lo sua mãe e seus irmãos, mas não conseguiam chegar até ele por causa da multidão. Então lhe informaram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, querendo te ver”. Mas ele respondeu-lhes: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia que nos é concedido, renovemos nossa fé e nossa gratidão ao Deus que habita em nós:
“Jesus eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença”
Num momento de silencio interior criemos as disposições para ouvir e orar com sua Palavra.



Jesus é nosso Redentor e nosso Mestre e somente nele encontramos a vida em plenitude. É o que o Evangelho nos ensina: estamos irmanados e em sintonia com Deus quando ouvimos e praticamos seus ensinamentos.
“Senhor nosso Deus, que pela ação de teu Espírito possamos compreender a tua Palavra.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje.

Evangelho: Lc 8,19-21 Foram encontrá-lo sua mãe e seus irmãos, mas não conseguiam chegar até ele por causa da multidão. Então lhe informaram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, querendo te ver”. Mas ele respondeu-lhes: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.”

“O pertencimento por laços sanguíneos sempre será significativo. No entanto, Jesus inaugura um novo modo de ser família: ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática. É interessante observar o quanto a fé une as pessoas e favorece um vínculo profundo e consistente. Jesus certamente não deixou de atender sua mãe e seus irmãos, isto é, seus primos. No entanto, aproveitou a visita deles para propor aos apóstolos uma novidade: tornar-se família por meio da vivência da Palavra de Deus. Hoje, o termo “família”, por ser muito importante, é utilizado no local de trabalho, na reunião de amigos e em tantos outros agrupamentos onde o amor circula naturalmente. Ser família é realmente algo divino.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ouvindo e praticando a Palavra de Deus, tornamo-nos filhos, e somos acolhidos na grande família de Jesus e de Maria, sua Mãe.
Avalie como está sua caminhada de discípulo/a do Mestre Jesus.
Você confia e age como filho/a de Deus?
Reveja seus projetos, decisões e atitudes à luz deste Evangelho: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.”

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Una-se à comunidade eclesial e ore para que o testemunho dos cristãos seja sempre mais autêntico.
Pai nosso....

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua refletindo sobre a relação do seu discípulo com a vivência da Palavra de Deus. Na verdade, a presença da mãe e dos irmãos de Jesus se torna uma bela conclusão para a seção da parábola do semeador. A escuta e a vivência da Palavra se tornam o critério de pertença à nova família de Jesus. Os vínculos espirituais do discipulado prevalecem sobre os laços de sangue. Começa a surgir uma nova comunidade cristã, marcada pela maternidade e pela fraternidade. Maria e os irmãos de Jesus vêm ao seu encontro, mas não podem aproximar-se. Os Evangelhos nunca falam de “filhos de Maria”. No universo católico, sobre os “irmãos de Jesus”, prevalecem duas interpretações: primos de Jesus (S. Jerônimo) e filhos do primeiro casamento de José (Epifânio). Quanto a Maria, ela é duplamente bem-aventurada: por ser a mãe biológica do Filho de Deus e por ser a “escrava do Senhor” (Lc 1,38). Ela é a discípula perfeita: ouve a Palavra, medita-a, questiona-se, consente, realizando-se nela a Palavra de Deus. Pelo seu “sim”, a Palavra se faz carne em seu seio. Depois, a Palavra se torna missão: ela comunica a Isabel aquilo que a misericórdia fez em sua vida e na vida do seu povo. O movimento reverso também é verdadeiro: aqueles que vivem a vontade do Senhor tornam-se “membros da família de Deus” (Ef 2,19).

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.