Fundo
Terça-feira, 06 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/09/2021

São Mateus, Apóstolo e Evangelista, festa - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ef 4,1-7.11-13 Salmo: Sl 19A(18) - Por toda a terra difundiu-se a sua voz.
evangelho
Misericórdia eu quero, não sacrifícios - Mt 9,9-13

Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube responder ao convite de Jesus e tornou-se discípulo, abrindo sua casa e partilhando seus bens.



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.”

Evangelho: Mt 9,9-13 Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. Depois, estando à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.
Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? O que Jesus diz ao povo e aos seus discípulos?

“Com simplicidade e gratidão, o evangelista Mateus narra o convite recebido e sua resposta positiva. Não se trata de um convite pontual, mas de uma proposta do Reino. Mateus o acolhe em sua casa, isto é, em sua vida. E a mesa de Mateus é partilhada com publicanos e pecadores. São os convidados dele, mas também os convidados do Mestre. A cena que poderia ser perfeita é manchada pelo fermento da hipocrisia e da autossuficiência dos fariseus. É possível que os discípulos não soubessem explicar a preferência de Jesus pelos pecadores. É o próprio Mestre que coloca um ponto final à discussão: ele é o divino médico que veio ao encontro dos doentes. Ficaram fora do abraço os pretensamente justos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Qual ensinamento Jesus o(a) convida a viver, a partir da sua Palavra? Que palavra você escutou de Jesus neste momento de meditação?

Oração (Vida)

Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, confiante dirija a sua oração ao Senhor. Apresente-lhe suas preocupações, sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida e responda aos seus convites.

Mateus nos relata que Jesus ensinou os discípulos a orar. Ele disse: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está no secreto; e teu Pai, que vê no secreto, te recompensará.”. (Mt 6,6)

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Cafarnaum era um lugar por onde passava a estrada para o norte, chegando a Damasco. Naturalmente havia ali uma coletoria de impostos junto à alfândega. Mateus, cobrador de impostos, estava trabalhando, sentado na coletoria. Jesus passa e o chama. A resposta de Mateus foi imediata. Ele se levantou e o seguiu. Por que Jesus o chamou? Por que a resposta foi tão rápida? Que Jesus não se equivocou ao chamá-lo percebemos pela grande obra catequética deixada por ele, que é o seu Evangelho. Como deu uma resposta tão rápida, o Espírito Santo é quem sabe, porque, sendo Espírito, é Vento que sopra onde quer e levanta o que estiver em frente. Mateus se levantou, seguiu e perseverou até o fim. Mateus é também chamado de Levi. Costumamos pedir que os santos intercedam por nós e nos instruam com os seus ensinamentos. Mateus é apóstolo e evangelista. Deixou um Evangelho muito apreciado pelos cristãos ao longo dos séculos por seu caráter catequético. Os cinco sermões são um caminho bem traçado que nos leva com segurança ao Dia do Senhor. Ele é o escriba que ensina como se tornar discípulo do Reino.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.