Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/03/2024

4ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 49,8-15 Salmo: Sl 145(144) - Grande é o Senhor, e digno de todo louvor.
evangelho
Não busco minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou - Jo 5,17-30

Jesus, porém, lhes respondeu: “Meu Pai até agora trabalha, e eu também trabalho”. Por isso, os judeus buscavam ainda mais mata‑lo, porque não somente violava o sábado, como também chamava Deus de seu próprio Pai, fazendo‑se igual a Deus. Jesus, então, lhes respondeu: “Amém, amém, eu vos digo: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser aquilo que vê o Pai fazer, pois o que este faz, também o Filho igualmente faz. O Pai ama o Filho e mostra‑lhe tudo o que faz, e lhe mostrará obras maiores do que estas, para que vós vos admireis. Assim como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, assim também o Filho faz viver aqueles que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas todo julgamento deu ao Filho, a fim de que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. Amém, amém, eu vos digo: quem escuta minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vem a julgamento, mas passou da morte à vida. Amém, amém, eu vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a tiverem ouvido viverão. Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu‑lhe autoridade para realizar o julgamento porque é Filho do Homem. Não vos admireis disto: vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão: aqueles que fizeram o bem, para uma ressurreição de vida; mas aqueles que praticaram o mal, para uma ressurreição de julgamento. Eu nada posso fazer por mim mesmo. Conforme ouço, julgo, e meu julgamento é justo porque não busco minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a meditação orante. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Meu Deus, tem piedade de mim porque sou pecador/a”. Repito com mais consciência: “Meu Deus, tem piedade de mim porque sou pecador/a”.


Antífona do dia: Para vós elevo minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!

Leitura (Verdade)

Acolher Jesus Cristo como Filho do Deus Altíssimo e seguir seu Evangelho é ganhar a vida plena, a vida eterna. Rejeitá-lo é entrar para o mundo da escravidão, do pecado, da morte.

Evangelho: Jo 5,17-30 Jesus, porém, lhes respondeu: “Meu Pai até agora trabalha, e eu também trabalho”. Por isso, os judeus buscavam ainda mais mata‑lo, porque não somente violava o sábado, como também chamava Deus de seu próprio Pai, fazendo‑se igual a Deus. Jesus, então, lhes respondeu: “Amém, amém, eu vos digo: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser aquilo que vê o Pai fazer, pois o que este faz, também o Filho igualmente faz. O Pai ama o Filho e mostra‑lhe tudo o que faz, e lhe mostrará obras maiores do que estas, para que vós vos admireis. Assim como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, assim também o Filho faz viver aqueles que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas todo julgamento deu ao Filho, a fim de que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. Amém, amém, eu vos digo: quem escuta minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vem a julgamento, mas passou da morte à vida. Amém, amém, eu vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a tiverem ouvido viverão. Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo. E deu‑lhe autoridade para realizar o julgamento porque é Filho do Homem. Não vos admireis disto: vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão: aqueles que fizeram o bem, para uma ressurreição de vida; mas aqueles que praticaram o mal, para uma ressurreição de julgamento. Eu nada posso fazer por mim mesmo. Conforme ouço, julgo, e meu julgamento é justo porque não busco minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

“Jesus não precisava atribuir a si mesmo títulos ou credenciais. O que ele manifesta vem do Pai. As obras que ele faz dão testemunho de que ele é o Filho de Deus, solidário ao sofrimento humano. Quem vê as obras que Jesus realizou remonta ao Pai, que conduziu o Povo de Israel com carinho maternal. Em Marcos, o primeiro dos quatro Evangelhos, Jesus realiza os milagres movido pela compaixão e como manifestação da chegada do Reino. No último Evangelho, o de João, os milagres são sinais que manifestam a glória de Jesus. Nos sinóticos, são atos libertadores e, em João, ações reveladoras do poder de Deus. O exemplo de nosso irmão maior, Jesus Cristo, deve sustentar-nos em nossa resposta ao amor do Pai.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Trazendo a meditação para minha vida: examino quais são as verdadeiras motivações que me levam a crer e agir?
Sou apegado/a às minhas ideias e tradições a ponto de colocar dúvida nas Palavras do Evangelho?
Jesus pode fazer o bem e restituir a dignidade à pessoa humana em qualquer dia, pois Ele é o Senhor do tempo, senhor do "sábado". Como eu enxergo a ação de Deus na realidade humana, na hierarquia das leis e dos valores?

Oração (Vida)

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

Tende piedade ó meu Deus, misericórdia
Na imensidão do Vosso amor purificai-me
Lavai-me todo inteiro do pecado
E apagai completamente a minha culpa

Eu reconheço toda a minha iniquidade
O meu pecado está sempre a minha frente
Foi contra Vós, só contra Vós que eu pequei
E pratiquei o que é mal aos Vossos olhos

Criai em mim um coração que seja puro
Dai-me de novo um Espírito decidido
Ó Senhor não afastai de mim a Vossa face
Nem retirais de mim o Vosso santo Espírito

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
E confirmai-me com espírito generoso
Abre meus lábios ó Senhor para cantar
E minha boca anunciará Vosso louvor

Misericórdia, ó Senhor, pois pequei!
Misericórdia, ó Senhor, pois pequei!

Contemplação (Vida e Missão)

Como desejo pôr em prática os ensinamentos de Jesus? Qual meu propósito após essa meditação orante?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os judeus compreendiam que Jesus dizia ser igual a Deus, mas não entendiam nem podiam aceitar esta afirmação. Do início ao fim, o Evangelho de São João mostra ao leitor que o Verbo Encarnado é Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.