Fundo
Sexta-feira, 04 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/04/2021

Oitava da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 3,1-10 Salmo: Sl 105(104) - Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.
evangelho
Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? - Lc 24,13-35

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os seus olhos, porém, estavam como vendados, incapazes de reconhecê-lo. Então Jesus perguntou: “O que andais conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “És tu o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes dias?” Ele perguntou: “Que foi?” Eles responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e diante de todo o povo. Os sumos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel; mas, com tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos assustaram. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém viu”. Então ele lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glóaria?” E, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante. Eles, porém, insistiram: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Ele entrou para ficar com eles. Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém, onde encontraram reunidos os Onze e os outros discípulos. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Pai, revela-me o sentido da ressurreição de Jesus, de maneira que minha fé seja revigorada e eu possa sentir a alegria de estar junto com os irmãos e as irmãs de fé.


Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Perceba a pedagogia de Jesus no diálogo com os discípulos. Retome as expressões que chamaram sua atenção. Destaque os sentimentos dos discípulos antes e depois de reconhecerem que aquele peregrino era o SENHOR.

Evangelho: Lc 24,13-35 Dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. […]. Enquanto conversavam, Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. […]. Ele perguntou: “O que andais conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: […] “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, […]” Ao chegarem perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante. Eles insistiram: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” […] Depois que se sentou à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Seus olhos se abriram, e eles o reconheceram.

“Lucas situa o fato naquele mesmo dia, isto é, na manhã de Páscoa. Para os dois discípulos, o sonho acabara. E terminara da pior maneira possível: o Mestre fora crucificado e não havia sinais de Ressurreição. O peregrino os ajuda a reler sua história, à luz do amor de Deus. A palavra fez arder seu coração; porém, foi o amor que mudou suas histórias. Eles o convidaram para ficar em sua casa. Ao partir do pão – Eucaristia e partilha – seus olhos se abriram. E porque eles o reconheceram, regressaram a Jerusalém, e seu sonho adquiriu luminosidade definitiva. É o ponto de partida da missão. Em Jerusalém, lugar da tribulação e da vitória, reencontram a comunidade cristã, a comunidade dos discípulos do Ressuscitado.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual seria minha resposta se Jesus me fizesse esta pergunta: “O que estas conversando pelo caminho?”
“Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram.” Como e onde reconheço Jesus ressuscitado?

Oração (Vida)

Faça sua oração a partir desta súplica dos discípulos: “Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina”.
Fica, Senhor, neste tempo de provação, pois já não enxergo tão bem.
Fica comigo, Senhor, pois parece-me o fim, mas na verdade são apenas nuvens que escurecem o céu da minha vida.
Ajuda-me, Senhor, a crer e confiar em tuas palavras e nas de teus profetas que continuam a falar hoje.
Obrigado por tantos testemunhos daqueles e daquelas que nos transmitiram a fé. Que eu também seja uma testemunha fiel de teu imenso amor.
Obrigado, Senhor, pelo inestimável sacramento da Eucaristia, o maior presente que nos deixaste, pois és tu mesmo! Obrigado pelos teus sacerdotes que consagram o pão e o vinho para se tornarem teu corpo e sangue. Envia, Senhor, mais santos sacerdotes para a tua messe.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1,3)

Ir. Carmen Maria Pulga

No dia alegre da ressurreição, voltavam para Emaús, tristes e desesperançados, quando o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Mais um encontro inesperado de aquecer o coração. Voltam e se encontram com os Onze. Eles confirmam: o Senhor ressuscitou e “foi visto” por Simão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.