Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/07/2022

14ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Os 11,1-4.8c-9 Salmo: Sl 80(79) - Deus dos exércitos, faze brilhar o teu rosto e seremos salvos!
evangelho
Não leveis ouro, nem prata - Mt 10,7-15

“No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Cristo nos chama para a missão de anunciar a verdade do Evangelho. É nossa responsabilidade cristã tornar o Reino vivo e presente em nossa sociedade.

Iniciemos a nossa Leitura Orante com o sinal da cruz:, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Peçamos ao Senhor Jesus Cristo que nos dê um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em sua Palavra. “Envia teu Espírito Santo, Senhor, para que não tenhamos medo de escutar tua Palavra e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o nosso coração, por meio da fé e confiança que depositamos em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta.

Evangelho: Mt 10,7-15 “No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.

“O Reino de Deus é uma novidade presente entre nós. Jesus o inaugurou com sua pregação e seus milagres. E ele está próximo, quer dizer, está presente, está perto das pessoas. O Reino é a proximidade de Deus, nos libertando, nos conduzindo para a vida plena. Quatro ações resumem a ação libertadora de Deus salvando seu povo: o resgate da dignidade humana (os doentes), a defesa da vida (os mortos), a reconciliação dos pecadores (leprosos) e o enfrentamento do mal (espíritos impuros). Essa é a missão dos doze, a missão de toda a comunidade de Jesus, de sua Igreja. E essa missão precisa ser realizada pelos discípulos com simplicidade, generosidade, despojamento e confiança em Deus.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele.
Procure ler como e onde a misericórdia divina se manifesta na realidade histórica em que vivemos.
Meu ser está livre para o serviço ao Reino de Deus?
Minhas palavras, atitudes e gestos levam a Paz?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Reino anunciado vem acompanhado de ações gratuitas. Os gestos devem ser entendidos dentro da cosmovisão da Eucaristia: curar doentes, leprosos, expulsar demônios nada tem de mágico ou milagroso, mas antes significa a luta contra toda espécie de males. A verdadeira pastoral deve levar em conta as situações em que vive o povo. Hoje, a pastoral da criança, dos idosos, dos enfermos etc. cumpre essas recomendações de Jesus aos Doze. Dar de graça significa não usar o anúncio do evangelho com segundas intenções. O motivo deve ser o Reino, e nada mais. No AT, parece que falsos pastores só cuidavam dos próprios interesses (Ez 34), mas isso não cabe na comunidade cristã. Os pregadores, às vezes, eram bem recebidos. Outras vezes encontravam resistências. Nem por isso deviam interromper a missão. Ao sacudir o pó dos pés, estavam partindo para outra casa, sem levar consigo o fracasso daqueles que os rejeitavam. O julgamento fica por conta de Deus. Ao apóstolo compete apenas a missão.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.