Fundo
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 07 de setembro
Uma semente pequenina
Uma semente pequenina
Stefano di Giovanni

Deixemos por um momento o esplendor que envolve a Virgem Maria, nos dias de hoje, entre os católicos, e mais ainda na Igreja Ortodoxa, nos santuários que atraem milhões de pessoas, na preciosidade que constituem as Igreja Ortodoxas onde Maria comparece sempre na iconoclastia e nas absides, como Mãe de Deus (Theotokos), para encontrá-la como um grãozinho nas Escrituras.

O lugar de Maria nos Evangelhos é muito modesto. A relação abaixo mostra o número de versículos em que ela aparece:
Marcos: 5 em 645 versículos
Mateus: 21 em 1.052 versículos
Lucas: 86 em 1.151 versículos
João: 16 em 900 versículos
Atos: 1 em 1.005 versículos
Maria ainda está presente, indiretamente, na Carta aos Gálatas, em um versículo.

Acolhamos essa semente pequenina, pois ela é feita para tornar-se árvore. Podemos segurar na mão um punhado de sementes de eucalipto; se lhe dermos a oportunidade de crescer, tornar-se-ão árvores gigantescas!

Reconheçamos as potencialidades desse grão minúsculo que se chama Maria: nela se esconde o Autor da Vida; ela nos dará o Fruto da Vida, Jesus, o Senhor. Também nós somos sementes pequeninas, capazes de levar o Cristo.

ORAÇÃO:
Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso "sim" perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.

Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Baptista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora.

Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.

Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.
Amém. Aleluia!

Do livro: Maria dos Evangelhos, Paulinas Editora. Oração: Papa Francisco, Evangelli Gaudium, 288.