Fundo
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/02/2020

Quarta-feira de Cinzas - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Jl 2,12-18 Salmo: Sl 51(50) - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos! 2ª Leitura: 2Cor 5,20 – 6,2
evangelho
Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados - Mt 6,1-6.16-18

“Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, no ciclo litúrgico, se inicia o tempo da Quaresma. Mergulhados em Cristo, em seu amor e guiados por sua Palavra, caminhamos com Ele para a Páscoa. Em comunhão com todos os cristãos rezemos:
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo favorável, a Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Releio o Evangelho e observo todos os verbos que Jesus usa. Como o Pai vê nossas obras? Qual a atitude correta quando nos colocamos em oração?
“Quarta-feira de Cinzas é sempre um convite para retomar a vida e a fé, para lembrar a fragilidade da vida. A data assinala o início da caminhada para a Páscoa. É um caminho de penitência e de alegria. A tradição cristã aponta três práticas para a vivência quaresmal. Pelo menos dois destes termos podem ser mais bem entendidos. O jejum faz bem ao corpo e à alma. Podemos fazer outros tipos de jejum a partir dos olhos, das palavras inúteis ou prejudiciais, e evitar o consumismo. Por esmola entendemos e exercício da caridade em todas as suas dimensões. A oração deste tempo deve ser individual, comunitária e litúrgica, iluminada pela Campanha da Fraternidade. Nas três práticas evitar a vaidade que empobrece nossos gestos.”(Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Meu caminho é o apontado por Jesus? Como me preocupo em estar em sintonia com a sua proposta? Para qual postura Jesus aponta para sermos privilegiados em seu Reino? Estou disposto(a) a mudar meu estilo de vida senão for segundo o Evangelho?

Oração (Vida)

Ó Deus, vós sois nossa alegria e a certeza de nossa paz. Permanecei conosco todos os dias e dai-nos a graça de seguir a proposta de Jesus: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!” Ó Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Evitar que o fermento da vaidade afete minhas melhores opções e atitudes e nunca desprezar as pequenas coisas da vida, pois, a partir delas, serão realizadas grandes obras.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Começamos hoje o Tempo da Quaresma com o propósito de praticar silenciosamente o jejum, a oração e a esmola. Silenciosamente, sem a preocupação de que nos vejam. Encontre um meio para partilhar algum bem material com quem precisa. Dedique ao menos 15 minutos do seu dia à oração silenciosa, só você e Deus. Um pouco de mortificação fortalece a vontade e ajuda a viver a Quaresma de maneira mais consciente.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.