Fundo
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/08/2022

21ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Cor 1,1-9 Salmo: Sl 145(144) - Que todas as tuas obras te louvem, Senhor, e te bendigam os teus fiéis!
evangelho
Não sabeis em que dia virá o Senhor - Mt 24,42-51

“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.



Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

Ao ler calmamente o Evangelho observe a quem Jesus está instruindo. Qual é o tema central da narrativa? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto?

Evangelho: Mt 24,42- Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

“Nossa fragilidade pessoal, familiar e comunitária nos aconselha a vigilância. Mesmo estando no caminho de Deus, podemos facilmente nos desviar. Nossas más inclinações, as tendências pagãs de nosso ambiente cultural, a maldade das pessoas, muita coisa pode nos afastar do caminho do Evangelho. Jesus comparou essa situação com o dono da casa que precisa estar vigilante, porque ladrão não vem com hora marcada. Deus nos confia uma missão a realizar, nos faz participantes da missão de Cristo e de sua Igreja. Na realização dessa missão, precisamos estar atentos para não nos desviarmos de nossos compromissos. Estamos cuidando da casa do Senhor, como servos que esperam a volta dele a qualquer momento”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho nos adverte para a vigilância como uma obrigatoriedade cristã. Nossa vida interior não é visível e palpável aos nossos sentidos. É preciso estar centrados em nós mesmos com o Espírito de Deus para permanecermos fiéis à sua Palavra e fieis aos seus ensinamentos.
Como você avalia sua atenção as manifestações de Deus em sua vida?
Você está consciente de que é preciso vigilância para não nos tornar cegos e surdos a voz de Deus em meio o barulho e aos apelos do mundo moderno?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
“Oração ao Espírito Santo de Santo Agostinho.
Espírito Santo, amor do pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que hei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a vossa glória, para o bem das almas e a minha santificação.
Ó meu bom Jesus, em vós ponho toda a minha confiança.
Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar.
Impeli-me ó Espirito santo, para que seja santo o meu agir.
Atraí-me, ó Espirito Santo, para que eu ame o que é santo.
Fortalecei-me, ó Espirito Santo, para que eu proteja o que é santo.
Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

A vigilância é uma virtude cristã. Em todos os tempos, há cristãos que se descuidam. Preocupam-se com muitas coisas, menos com o essencial, a vinda do Filho do Homem. Não é preciso pensar no fim da vida ou do mundo. O Filho do Homem passa pela vida das pessoas de muitas maneiras: no pobre, no doente, nos excluídos, nos apelos da história etc. Mas as correrias diárias e a falta de uma verdadeira espiritualidade impedem que as pessoas o percebam. Por isso mesmo, urge que os discípulos estejam sempre antenados para perceber Jesus que se apresenta na história. É por isso que Igreja celebra tempos fortes de penitência e de reorientação da vida, como o Advento e a Quaresma, para evitar o esfriamento. Sempre de novo se faz necessário despertar a vigilância, para que a indiferença não torne os discípulos insensíveis aos apelos de Jesus Cristo.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.