Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/05/2021

5ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 14,19-28 Salmo: Sl 145(144) - Que todas as tuas obras te louvem, Senhor.
evangelho
Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração - Jo 14,27-31a

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres, porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.” Com esta certeza de que Cristo é Paz, vamos entrar em comunhão com sua Palavra e com a humanidade que tem sede de paz.


Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que nos anima; dai-nos, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toque seu coração como fez com a samaritana. Que seu amor e sua paz nutra nosso ser e nos transforme em apóstolos da paz.

Evangelho: Jo 14,27-31ª. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.

“Um dos temas mais presente neste longo discurso de Jesus é a paz. Essa paz não se trata simplesmente de ausência de guerra. No mundo semítico, a paz compreende todo o bem-estar a que alguém pode aspirar. É a plenitude da graça e da bênção. A paz é dom do alto, mas também conquista. Uma das bem-aventuranças consagra os que constroem a paz. É graça, mas ela passa pelas nossas mãos. Não se trata de uma paz de estagnação, nem da paz dos vencidos, mas é fruto da luta. No passado se dizia: “Se queres a paz, prepara a guerra”. Centenas, milhares de guerras foram travadas, e a paz não veio. Na realidade, a paz é fruto da justiça. Perseguidos, injustiçados, os cristãos têm certeza da proteção divina contra o “chefe” deste mundo.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à paz que Jesus me oferece? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que “só Ele tem palavras de Vida eterna”? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus ressuscitado vai partir, e antes de partir deixa recomendações àqueles que sairão pelo mundo formando comunidades unidas, de pessoas unidas entre si e com Jesus, na caridade. Ele vai partir, mas voltará no Espírito Santo. Antes, porém, ele nos deixa a sua paz, desejando que não haja medos em nossa vida. Ele deixa a paz, ele dá a sua paz, não como o mundo a dá, porque não se trata de qualquer paz, e sim da sua paz. “A minha paz vos dou. Minha paz eu dou a vocês não como o mundo dá.” A diferença não parece estar entre a paz de Cristo e a paz do mundo, mas no modo como é dada. “Não a dou como o mundo a dá.” Em que consiste a paz de Cristo? Na Carta aos Efésios está escrito que “Jesus é a nossa paz”. Certamente ele não é a paz do príncipe deste mundo. Ele “derrubou o muro que separa os povos” e “suprimiu em sua carne a inimizade”. Este é sem dúvida um modo diferente de dar a paz. A ausência de guerra não significa necessariamente presença da paz. Movidos pela inimizade, os inimigos estão sempre armados. Por isso, para que haja paz, Jesus suprime a inimizade e não o inimigo e a suprime em si mesmo, na entrega sacrifical do seu próprio corpo. Suprimindo em nós a inimizade, continuamos a obra de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.