Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/05/2020

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 17,15.22 – 18,1 Salmo: Sl 148 - Louvem o nome do Senhor, porque só seu nome é sublime!
evangelho
O Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade - Jo 16,12-15

“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



É o Espírito Santo que move a vida do cristão. Sua ação em nós conduz-nos ao conhecimento de Deus. Neste novo dia, somos convidados a nascer do alto para compreendermos o mistério de Deus e participarmos do seu Reino. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo nesta leitura orante, rezando:

Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreender o texto. Leia o Evangelho com calma e atentamente. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. O que Jesus comunica aos seus discípulos? Faça outras perguntas ao texto bíblico.
“Em tom de despedida, Jesus está preparando seus discípulos para uma nova etapa. Ele subirá para o alto e deixará a eles a tarefa imensa e difícil de anunciar a Boa-Nova a todos. Há coisas que os discípulos somente serão capazes de entender após a morte e a ressurreição de Jesus, conduzidos pelo Espírito na verdade e para a verdade plena das palavras de Jesus. O Espírito Santo não se situa no passado; continua iluminando os seus discípulos e a Igreja. Ele se revela na comunidade e na prece, e ajuda a entender os sinais dos tempos. A história humana, com suas contradições, é um lugar onde, ainda hoje, Deus se revela. Ele não nos dá luz para toda a caminhada, mas ilumina o próximo passo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? O convite que Jesus faz aos discípulos é também direcionado a mim. Eu permito que o Espírito de Deus renove minha vida com sua graça?
Afirmar que vivemos segundo o Espírito Santo, recebido no batismo, supõe que vivamos radicalmente a nossa fé cristã. O nascer do alto, ou nascer de novo, todos os dias significa renovar nosso batismo e nossa adesão a Jesus Cristo, na escuta de sua Palavra, na vivência do amor, do perdão, da fraternidade, no comprometimento com nossos irmãos, impulsionados pela força do Espírito Santo.

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia.

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade.” Esperamos que ele venha e continue vindo. Ele não está preso a tempos e lugares. Ele está em nós e nos acompanha em nosso ritmo. Nos dias de Jesus neste mundo, seus ouvintes e até mesmo seus amigos não podiam compreender tudo o que ele lhes transmitia. A própria pessoa de Jesus de Nazaré era um enigma a ser desvendado. No entanto, a Verdade de Deus foi revelada em sua inteireza, desde os patriarcas e profetas até Jesus, o Messias prometido. Paulo explicou aos filipenses que o amor cresce em sensibilidade e conhecimento. A sensibilidade fraterna mostra o Amor que é o próprio Deus no Espírito Santo. O mesmo Espírito faz com que o conhecimento cresça e se expanda, não simplesmente em noções abstratas, mas em expressões sensíveis de amor para com Deus e para com os irmãos e irmãs. O Espírito Santo ilumina a inteligência dos discípulos de Jesus e faz com que vejam sempre mais novos aspectos da mesma verdade. Sem mudar em nada o que já foi revelado, a Verdade de Deus é atualizada pelo Espírito em novas respostas para antigas e novas interrogações. No areópago de Atenas, Paulo pregou sobre o Deus desconhecido, que os atenienses veneravam sem conhecer. Com seu anúncio, Paulo esclareceu a inteligência e aqueceu os corações dos atenienses.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.