Fundo
Sábado, 07 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/07/2024

15ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Is 38,1-6.21-22.7-8 Salmo: (Sl)Is 38,10-12 - Vós livrastes minha vida do sepulcro.
evangelho
O Filho do Homem é senhor do sábado - Mt 12,1-8

Naquele tempo, Jesus passava, no sábado, pelos campos semeados; seus discípulos sentiram fome e começaram a arrancar espigas e comê-las. Ao verem isso, os fariseus lhe disseram: “Olha, teus discípulos fazem o que não é permitido no sábado!” Mas ele lhes disse: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, assim como os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus e comeram os pães da oferenda, que não lhe era permitido comer, nem aos que estavam com ele, mas somente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que os sacerdotes, no Templo e aos sábados, profanam o preceito de descanso sem incorrer em culpa? Eu vos digo que aqui há algo maior que o Templo. Se compreendêsseis o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’, não teríeis condenado estes inocentes. Com efeito, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloque-se na presença do Senhor e reze com o salmista: “Contemplarei, justificado, vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória”. (Sl 16,15) Permaneça em silêncio, aquietando todo o seu ser para que a presença do Senhor possa saciar seu espírito.


Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retornarem ao bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão, e abraçar tudo o que é digno deste nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

Leitura (Verdade)

O conflito com as autoridades religiosas da época se refere ao jejum, à pureza do culto, à observância do sábado. Para os judeus, Deus era um juiz potente e ameaçador. Jesus veio para cumprir até o fim o desígnio do Pai que é a sua misericórdia.

Evangelho: Mt 12,1-8 Naquele tempo, Jesus passava, no sábado, pelos campos semeados; seus discípulos sentiram fome e começaram a arrancar espigas e comê-las. Ao verem isso, os fariseus lhe disseram: “Olha, teus discípulos fazem o que não é permitido no sábado!” Mas ele lhes disse: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, assim como os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus e comeram os pães da oferenda, que não lhe era permitido comer, nem aos que estavam com ele, mas somente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que os sacerdotes, no Templo e aos sábados, profanam o preceito de descanso sem incorrer em culpa? Eu vos digo que aqui há algo maior que o Templo. Se compreendêsseis o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’, não teríeis condenado estes inocentes. Com efeito, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

“Diante de uma interpretação rigorosa da lei, podemos cair na tentação de subjugar a pessoa ao seu cumprimento. O pedido de Jesus, no Evangelho de hoje, diz respeito ao espírito da lei, um meio para promover a justiça, e não um fim em si. O fim é a misericórdia de Deus entre os irmãos. Quando se trata da pessoa, das condições básicas de sobrevivência, é imprescindível apelar para o espírito da lei, e nunca para a exatidão do que ela expressa. Os homens impõem um jugo pesado, cheio de regras e limitações, mas para Deus a misericórdia é a norma que pode ser vivenciada todos os dias e a qualquer hora. “Quem o tratou com misericórdia” (Mt 10,37) tem amor samaritano.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Deixe-se tocar pela Palavra e, em silêncio, identifique o caminho que o Senhor lhe indica.
“Quero misericórdia e não sacrifício”. Esta declaração do Filho de Deus nos interpela e conforta. As leis foram feitas para o homem e não o homem para as leis. Como é minha compreensão desta afirmação no relacionamento com os outros?
Jesus defende a vida e não uma lei simplesmente por ser lei, pois a vida está em primeiro lugar. Como eu defendo a vida e a dignidade das pessoas?
“Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!”

Oração (Vida)

Peçamos ao Pai que nos dê um coração misericordioso.
Oração: “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o/a chama a viver neste dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

São Marcos ensina que Jesus é senhor do sábado porque é homem, uma vez que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. São Mateus ensina que Jesus é senhor do sábado porque é maior do que o templo. O sábado foi instituído para o louvor de Deus ao término de toda a criação e foi instituído para o bem do ser humano que precisa de pausas em sua vida. Nós, porém, multiplicamos leis e preceitos, complicando o que antes era simples e claro. Louvamos a Deus no Dia do Senhor, respeitando o que para ele é sagrado. Sagrado para Deus é o ser humano, ensina Jesus. Tempo e coisas estão a serviço do ser humano. Foi assim que Davi e seus companheiros comeram os pães das oferendas para matar a fome do ser humano. Deus quer misericórdia e não sacrifícios. Deus não precisa de nada para si mesmo, mas quer o bem da sua obra-prima, o ser humano.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.