Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/02/2024

5ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 10,1-10 Salmo: Sl 37(36) - A boca do justo fala a sabedoria.
evangelho
O que sai do homem, isto o torna impuro. De fato, é de dentro do coração dos homens que procedem os pensamentos maus - Mc 7,14-23

Tendo convocado novamente a multidão, dizia‑lhes: “Ouvi‑me todos e compreendei. Não há nada exterior ao homem que, entrando nele, possa torna‑lo impuro, mas aquilo que sai do homem é que pode torna‑lo impuro. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Quando entrou em casa, longe da multidão, seus discípulos perguntaram sobre a parábola. Disse‑lhes: “Assim que também vós sois sem compreensão! Não sabeis que tudo o que é exterior, entrando no homem, não pode torna‑lo impuro, pois não entra em seu coração, mas no ventre, e sai para a fossa, purificando todos os alimentos?” Dizia: “O que sai do homem, isto o torna impuro. De fato, é de dentro do coração dos homens que procedem os pensamentos maus: depravações, roubos, homicídios, adultérios, grandezas, maldades, malícia, devassidão, olho maldoso, blasfêmia, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje Marcos continua no ensinamento de Jesus sobre o que é “puro” (integro, sem contaminação) e o que “impuro”.
Peçamos ao Espírito Santo a purificação de nosso ser interior para que a Palavra de Deus produza frutos, segundo o ensinamento de Jesus.



Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. O que Jesus ensina e o que Ele faz? Qual é a sua mensagem?

Evangelho: Mc 7,14-23 Tendo convocado novamente a multidão, dizia‑lhes: “Ouvi‑me todos e compreendei. Não há nada exterior ao homem que, entrando nele, possa torna‑lo impuro, mas aquilo que sai do homem é que pode torna‑lo impuro. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Quando entrou em casa, longe da multidão, seus discípulos perguntaram sobre a parábola. Disse‑lhes: “Assim que também vós sois sem compreensão! Não sabeis que tudo o que é exterior, entrando no homem, não pode torna‑lo impuro, pois não entra em seu coração, mas no ventre, e sai para a fossa, purificando todos os alimentos?” Dizia: “O que sai do homem, isto o torna impuro. De fato, é de dentro do coração dos homens que procedem os pensamentos maus: depravações, roubos, homicídios, adultérios, grandezas, maldades, malícia, devassidão, olho maldoso, blasfêmia, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro”.

“Na época de Jesus, as “leis de pureza” provinham da experiência popular, cujo objetivo era preservar a saúde coletiva. Mas com o tempo esses preceitos acabaram incorporando um forte viés religioso. A pureza seria condição de santidade. Alimentos considerados impuros tornariam a pessoa impura aos olhos de Deus, assim como a proximidade com pessoas estrangeiras. Os discípulos apresentam ao Mestre essa controvérsia. E Jesus explica com um argumento quase pueril: “Não sabeis que tudo o que é exterior, entrando no homem, [...] sai para a fossa?”. Jesus desloca o eixo da moralidade para aquilo que realmente interessa à santidade: o coração humano, onde nascem nossas escolhas, origem do bem e do mal”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra.
É importante estar atento/a para aquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
O que o Evangelho de Jesus lhe ensina neste dia?
Você tem consciência de quanto é perigoso um julgamento sobre os outros?
Quais são seus critérios quando, por dever, você precisa emitir um julgamento sobre a atitude do outro?

Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

No tempo de Jesus havia leis dietéticas de caráter religioso. Sua observância ou não observância tornava a pessoa pura ou impura aos olhos de Deus. Um alimento podia ser impuro em si mesmo e se alguém o comesse tornava-se também impuro. Nos seus ensinamentos, Jesus explicou à multidão que o ouvia que nada que vem de fora e entra na pessoa a torna impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. Ele se referia aos alimentos que vêm de fora e entram no corpo da pessoa e vão para o estômago, não para o coração. O que torna alguém impuro são as intenções que saem do seu coração. Olhando para dentro de mim mesmo eu me pergunto: “Qual é minha opção fundamental de vida? Quais são os meus projetos?”. Nossa mente elabora projetos e nossa vontade decide ou não realizá-los. O que aparece pode não ser verdadeiro. A verdade está na intenção, e na intenção está o fim a que me proponho.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.