Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/03/2021

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 7,23-28 Salmo: Sl 95(94) - Vinde, exultemos no Senhor!
evangelho
O Reino de Deus já chegou até vós - Lc 11,14-23

Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus que nos acompanha, procura sempre nos despertar para um aspecto diferente: conversão, jejum, oração, caridade, compaixão, misericórdia... Hoje, acompanhamos Jesus empenhado com a libertação do mal que divide e produz morte. Peçamos a graça de caminhar sempre na estrada de Jesus.


Rezemos pedindo a Deus que nos alimente com a força de sua Palavra: “O Senhor é misericordioso e clemente. Dá alimento aos que o temem; lembrando sempre de sua aliança” (Salmo111).

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atento à força do bem sobre o mal. Quem é o mais forte? Quando é mais forte? O que acontece quando o mal se sobrepõe? Vice-versa, quando o bem se sobrepõe?

Evangelho: Lc 11,14-23 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar. […] Alguns disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Jesus disse: “Todo reino dividido será destruído. […] Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós”.

“Quando as pessoas são curadas por Jesus, elas recuperam a plenitude da vida. Assim acontece com surdos, mudos, cegos, paralíticos… A expressão “dedo de Deus” denota o poder de Deus que intervém para libertar o ser humano da opressão do mal. Para rebater a acusação incoerente de estar a serviço de Belzebu, Jesus utiliza a figura do reino dividido ou da cidade e casa arruinadas. Os termos “Belzebu” e “Satanás” são usados como sinônimos, como princípio de um reino voltado para o mal. Jesus realiza um verdadeiro exorcismo ao expulsar o demônio, sinal de seu ministério voltado para a vida plena. Mudos, surdos, cegos e paralíticos representam a comunidade afetada pelo mal. Jesus vem libertar o homem em sua totalidade. ”( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Que novo olhar nos dá Jesus com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira essa mensagem me compromete? O que Ele me pede? Jesus cumpre, com atitude, aquilo que nos pede. Ele passou fazendo o bem, afastando o mal e produzindo vida. Ele chama de mau o que divide. Como construo a unidade? Como está minha coerência entre palavra e ação?

Oração (Vida)

Apresente ao senhor sua oração. Recorde a caminhada quaresmal que está vivendo e peça a graça de continuar no caminho da conversão.

“Guardo, Senhor, tua lei, de todo o coração; não consintas que me desvie de teus mandamentos...Encontro minha delicia em teus decretos.
Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas e tua lei. Afasta-me do caminho da mentira e da vaidade. Favoreça-me com a tua graça” (cf Sl 119)

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente os apelos que nasceram desta meditação orante? Ter a coragem de expulsar o que nos divide e trabalhar pela unidade, parece uma sugestão prática.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Não entramos na liberdade dos filhos de Deus trocando um dominador por outro. Algo novo precisa acontecer para sairmos de fato do já conhecido que se repete. O mais forte luta com o forte e o vence apoderando-se dos despojos. O forte é o demônio que mantém dominado o ser humano. O mais forte é Jesus, que liberta o ser humano da dominação do demônio. Se o ser humano sai da dominação do demônio e passa a ser dominado por Jesus, continua dominado. Não é assim, porém, com Jesus. O mais forte não se apodera dos despojos. Ele os distribui. “Vai para tua casa e para os teus…”. Dize obrigado sem sentir-te obrigado. Vai ser discípulo em tua casa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.