Fundo
Sábado, 29 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/06/2023

São Bonifácio, Bispo e Mártir - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Tb 1,3 ss Salmo: Sl 112(111) - Feliz o homem que teme o Senhor.
evangelho
O Senhor da vinha - Mc 12,1-12

E começou a lhes falar em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou a com uma sebe, cavou um lagar e construiu uma torre, arrendou a a vinhateiros e partiu para outro país. No tempo certo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles sua parte dos frutos da vinha. Eles o tomaram, o espancaram e o enviaram sem nada. E novamente lhes enviou um outro servo. Bateram lhe na cabeça e o injuriaram. Então enviou outro, e a este mataram. E muitos outros; a uns espancaram, a outros mataram. Ainda tinha alguém: um filho amado. Enviou o por último até eles, dizendo: ‘Respeitarão meu filho’. Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vinde, matemo-lo, e será nossa a herança’. Eles o pegaram, o mataram e o lançaram para fora da vinha. O que fará, então, o senhor da vinha? Virá, fará perecer os vinhateiros e dará a vinha a outros. Não lestes esta Escritura? A pedra que os construtores rejeitaram esta tornou se a pedra angular; da parte do Senhor aconteceu isto e é extraordinário a nossos olhos!” Procuravam prendê-lo, mas temiam a multidão, pois compreenderam que dissera a parábola para eles. E, tendo o deixado, partiram.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Hoje, o Senhor convida-nos a passear por sua vinha: «Um homem plantou uma vinha (...) e ele a alugou a uns lavradores» (Mc 12,1). Todos somos arrendatários dessa vinha. A vinha é o nosso próprio espírito, a Igreja e o mundo inteiro. Deus quer nossos frutos. Primeiro, a nossa santidade pessoal; depois um constante apostolado entre os familiares e amigos, a quem nosso exemplo e palavras devem animá-los a aproximarem-se cada dia mais a Cristo; finalmente, o mundo, que se converterá num lugar melhor para viver, se santificamos o nosso trabalho profissional, nossas relações sociais e nosso dever para o bem comum


Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Deixe que as palavras de Jesus toquem o seu coração.

Evangelho: Mc 12,1-12 E começou a lhes falar em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou a com uma sebe, cavou um lagar e construiu uma torre, arrendou a a vinhateiros e partiu para outro país. No tempo certo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles sua parte dos frutos da vinha. Eles o tomaram, o espancaram e o enviaram sem nada. E novamente lhes enviou um outro servo. Bateram lhe na cabeça e o injuriaram. Então enviou outro, e a este mataram. E muitos outros; a uns espancaram, a outros mataram. Ainda tinha alguém: um filho amado. Enviou o por último até eles, dizendo: ‘Respeitarão meu filho’. Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vinde, matemo-lo, e será nossa a herança’. Eles o pegaram, o mataram e o lançaram para fora da vinha. O que fará, então, o senhor da vinha? Virá, fará perecer os vinhateiros e dará a vinha a outros. Não lestes esta Escritura? A pedra que os construtores rejeitaram esta tornou se a pedra angular; da parte do Senhor aconteceu isto e é extraordinário a nossos olhos!” Procuravam prendê-lo, mas temiam a multidão, pois compreenderam que dissera a parábola para eles. E, tendo o deixado, partiram.

“As parábolas eram criativamente utilizadas por Jesus, tornando seus ensinamentos acessíveis e de fácil assimilação. Ao falar dos vinhateiros, Jesus traz presente a história da salvação, onde ele é o Filho que os vinhateiros mataram. Jesus tinha consciência do que iria acontecer com ele; mesmo assim, não desiste da vinha, da qual todos fazemos parte. Jesus recupera uma passagem bíblica muito significativa: “A pedra que os construtores rejeitaram, esta tornou-se a pedra angular”. Jesus é e sempre será a pedra com o ângulo certo, capaz de sustentar a história do Povo de Deus de todos os tempos. Ele é a nossa rocha firme, o alicerce que nos sustenta nas adversidades e contrariedades da vida.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os sacerdotes, escribas e anciãos entenderam muito bem o significado da parábola, mas não se converteram. Pelo contrário! Mantiveram o seu projeto de prender Jesus (Mc 12,12).
Você entendeu o significado da parábola?
Qual é sua atitude?
O Senhor da vinha concedeu-nos todas as oportunidades para o cultivo correto e espera que demos o devido retorno.
Pai, porque és misericordioso, nunca te cansas de querer levar a mim e a toda a humanidade para junto de ti. Que eu perceba e acolha a manifestação deste teu imenso amor e me converta no agricultor que produza bons frutos no devido tempo e os entregue a Vós!

Oração (Vida)

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.
Senhor, quando eu estiver confuso/a, guia-me; quando eu me sentir fraco/a, fortalece-me; quando eu estiver cansado/a, enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus volta a enfrentar os membros do Sinédrio. Conta-lhes uma parábola, que, ao final, é compreendida como dirigida a eles. A base da parábola é o Cântico da Vinha (Is 5,1-7). Israel é a vinha do Senhor. A conclusão de Jesus é a mesma: eram esperadas uvas boas, mas o resultado são frutos de morte, a trama do assassinato de um inocente. A vinha foi arrendada a agricultores e, a cada ano, o proprietário manda empregados para receber seu pagamento. Bem ao estilo da narrativa hebraica, Marcos utiliza o esquema 3 + 1. O último termo representa o plus: é o Filho querido, depois de um crescendo de violência. O Filho é morto, jogado fora da vinha; os agricultores, que pensam ter a propriedade da vinha, na verdade, perdem sua posse. A vinha lhes é tirada e entregue aos gentios. Ao final, Jesus passa do ambiente agrícola ao ambiente da construção civil, citando o Salmo 118,22s: a pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra-base da construção da nova comunidade. O Crucificado é reabilitado pelo poder da ressurreição.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.