Fundo
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/09/2024

22º Semana do tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 4,6b-15 Salmo: Sl 145(144) - O Senhor está próximo de todos os que clamam por ele.
evangelho
O senhor do sábado - Lc 6,1-5

Aconteceu, em um sábado, de Jesus atravessar pelos campos semeados, e seus discípulos arrancavam espigas e, esfregando-as com as mãos, comiam os grãos. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” Jesus lhes replicou: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, e, tendo tomado os pães da oferenda, comeu e deu aos que estavam com ele, dos quais não é permitido comer, senão somente aos sacerdotes?” E lhes disse: “O Filho do Homem é senhor do sábado”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje 07 de Setembro comemoramos a Independência do Brasil. É um dia de ação de graças por termos conseguido a nossa liberdade e o reconhecimento de nossa soberania como Nação independente. Respeito pela Pátria e convicção de sermos responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade brasileira. É também um dia de súplica para que a mão de Deus nos proteja e conduza no caminho do bem para toda a sociedade.
Acolhamos a Palavra em nosso coração e permitamos que ao longo deste dia nosso coração esteja voltado para os céus pedindo ao Pai Celeste bênçãos para nosso povo e a liberdade fraterna impere sempre em nossa nação.


Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, atentando-se aos lugares, às pessoas, ao que está acontecendo na narrativa. O que e como Jesus ensina?

Evangelho: Lc 6,1-5 Aconteceu, em um sábado, de Jesus atravessar pelos campos semeados, e seus discípulos arrancavam espigas e, esfregando-as com as mãos, comiam os grãos. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” Jesus lhes replicou: “Não lestes o que fez Davi quando sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, e, tendo tomado os pães da oferenda, comeu e deu aos que estavam com ele, dos quais não é permitido comer, senão somente aos sacerdotes?” E lhes disse: “O Filho do Homem é senhor do sábado”.

“Outro ponto de controvérsia entre Jesus e os fariseus é o descanso sabático. O exemplo de Davi que Jesus traz deixa claro que a lei deve estar em função da vida, e nunca o contrário. Jesus insiste o tempo todo no valor da pessoa humana. Para ele, a dignidade do ser humano está em primeiro lugar. Sabedor das nossas necessidades, ele providencia tudo de que precisamos, mesmo quando o mundo nos quer submissos às suas leis e a seus interesses. Jesus veio nos conscientizar de que a sua palavra está acima das conveniências e dos formalismos interesseiros. A vontade de Deus é a prática da misericórdia, que consolida o amor, fortalece os laços de fraternidade e gera a paz.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Neste momento de meditação, leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer...

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus sobre as necessidades de nossa Pátria.

Rezemos pelos nossos líderes para que sejam escolhidos e iluminados por Deus e onde entrar o egoísmo ou a traição que o poder de Deus seja mais forte para sustentar os que buscam o caminho da paz, da liberdade e o bem social de todos.

Contemplação (Vida e Missão)

Rezemos unidos a oração do Pai-Nosso. Esforcemo-nos para construir o Reino de Deus, sendo justos e solidários, sabendo nos perdoar e colaborar com as propostas de bem comum.

Bênção

Dai-nos a bênção ó Mae querida, Nossa Senhora de Aparecida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Ouvimos a observação que acaba de ser feita a Jesus de que os discípulos de João e os dos fariseus jejuavam enquanto os discípulos de Jesus comiam e bebiam. E logo os encontramos, não só comendo, mas comendo de forma pecaminosa. Alguém pensará que cometiam o pecado da gula, comendo demais. Não, pobrezinhos. Era uma refeição muito modesta. Passando por um trigal, arrancavam espigas, debulhavam e comiam. Onde, então, está o pecado? O pecado está em que faziam isso no dia errado. Está escrito no Êxodo que “todo aquele que trabalhar no dia de sábado será punido de morte”. Era sábado. Por que faziam o que não era permitido? Jesus responde dizendo que Davi e seus companheiros comeram os pães do templo, o que não era permitido, porque estavam com fome. As leis, sejam elas quais forem, existem em favor do ser humano. E acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. O relato de Lucas é mais sintético que os de Mateus e Marcos e se restringe ao essencial. “A fome real, não apenas vontade de comer, colocou Davi e seus companheiros acima da proibição de comerem os pães da oferenda.” O Filho do Homem é o descendente de Davi. Portanto, também ele é senhor do sábado, e interpreta a Lei em favor do ser humano.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.