Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/06/2021

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Cor 11,1-11 Salmo: Sl 111(110) - As obras das suas mãos são verdade e justiça.
evangelho
O vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes - Mt 6,7-15

“Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje Jesus aprofunda, um pouco mais, como deve ser nossa oração e nosso jeito de praticar a justiça.


Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler pausadamente o Evangelho enumere as grandes petições que Jesus nos ensina pedir ao Pai. Com que atitude devemos nos dirigir ao Pai? Quais as consequências senão praticarmos o que pedimos nesta oração: “Perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Evangelho: Mt 6,7-15 ““Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.”

“A esmola e o jejum são coisas mensuráveis. O mesmo não se pode dizer da verdadeira oração. Os judeus tinham orações regulamentadas e muitas delas extensas. Os discípulos, certamente, haviam percebido a fragilidade dessas orações. E Jesus ensina a eles como orar de verdade. Não se trata de mudar a vontade de Deus em nosso favor. O Pai-Nosso indica o Pai como referência de nossa oração: o nome, o Reino, a vontade divina. Porque somos pobres, temos a necessidade de pedir: o pão, o perdão, a capacidade de resistir ao mal e de perdoar os irmãos. A vontade de Deus é a coisa mais maravilhosa que nos pode acontecer. Em cada pedido, fazemos uma ressalva: seja feita não a nossa, mas a sua vontade. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. Repita as petições que fazemos com a oração que Jesus nos ensinou: o Pai-nosso. Se possível escreva essas petições. A oração do Pai nosso resume a proposta do Reino de Deus. Bastaria, para o cristão, praticar com sinceridade o que reza no Pai-nosso.

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça da compreensão do que pedimos com a oração do Pai nosso e nos dê a força para praticarmos o que pedimos.
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Pai-Nosso é a oração de Jesus e do seguidor de Jesus. Na Igreja, comunidade de Jesus, o Pai-Nosso é a oração que não pode faltar. Foi a única oração que Jesus ensinou aos seus discípulos. Ela pode ser dita rapidamente, como fazemos com as orações vocais, e pode ser meditada, frase por frase. Com ela podemos também fazer um bom exame de consciência. Por exemplo, como é que a tentação se apresenta na minha vida? O que é a tentação? Quem é o tentador? Por que é difícil resistir à tentação? Se ela nos atrai, é porque se apresenta com alguma coisa boa. Ninguém procura o que é ruim por ser ruim. Sempre procuramos o que achamos que é bom para nós. Quando a serpente conversou com Eva, apresentou-lhe de forma muito tentadora a bondade do fruto da árvore proibida. E Eva, vendo que o fruto era apetitoso, bonito de ser visto e desejável para adquirir discernimento, perguntou a si mesma: “Por que não?”. E tomou a primeira decisão errada na história da humanidade. “Livra-nos, Senhor, do maligno”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.