Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/10/2023

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jn 4,1-11 Salmo: Sl 86(85) - Tu, porém, és meu Senhor, um Deus compassivo.
evangelho
Pai, santificado seja teu nome - Lc 11,1-4

Jesus se encontrava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos disse-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou seus discípulos”. Ele disse-lhes: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha teu reino; dá-nos, cada dia, nosso pão cotidiano; perdoa nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes sucumbir à tentação”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A oração que Jesus faz quando os discípulos lhe pedem que os ensine a rezar é uma oração insubstituível. O Pai-Nosso é a síntese do Reino de Deus. Contudo, essa é a oração de Jesus, Ele nos orientou sobre como devemos orar. Agora, vamos fazer a nossa oração.

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”



Leitura (Verdade)

O Evangelho de Lucas, na oração do Pai-Nosso, difere um pouco do texto em Mateus 6,5-13. Confira os dois textos. Este relato do Evangelho é fundamental. É Jesus nos ensinando a orar.

Evangelho: Lc 11,1-4 Jesus se encontrava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos disse-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou seus discípulos”. Ele disse-lhes: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha teu reino; dá-nos, cada dia, nosso pão cotidiano; perdoa nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes sucumbir à tentação”

“Os judeus sempre tiveram muitas orações decoradas, rezando em qualquer lugar, muitas vezes até para que os outros percebessem. Jesus retirava-se para orar, pois era como um diálogo entre ele e o Pai. Quando os apóstolos sentem a necessidade de aprender uma oração, Jesus os ensina o Pai-Nosso. Sim, o Mestre Jesus ensinou apenas uma oração, pois não queria que seus seguidores apenas multiplicassem palavras. O Pai-Nosso é mais do que uma oração, é um jeito coerente de viver a fé, que é feita de pão e de perdão. É profundo chamar Deus de Pai, pois está implícito que todos somos irmãos. Ao redor de Jesus, rezamos a vida e partilhamos o pão, na certeza de que Jesus é o pão vivo que desceu do céu”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que Jesus ensinou a seus discípulos foi muito mais que uma forma de oração: foi um jeito de orar, uma pedagogia de como nos relacionar com Deus. Pautar nossa conduta na oração do Pai-Nosso é um projeto de vida para o discípulo de Jesus. Esta oração atravessa todas as relações: com Deus, com os irmãos, com o universo. Ela harmoniza nosso ser em todas as dimensões: espiritual, psicológica, fraternal e social.

Oração (Vida)

A oração é alimento para nossa fé e nossa missão como cristãos. Vigiemos para que nosso orar não se resuma a palavras, mas seja uma tomada de consciência de que dependemos de Deus e a Ele devemos nosso louvor. Como filhos amados, dirigimos a Ele nossa súplica confiante.
Vocês, orem assim: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (cf. Mt, 6,9-13).

Contemplação (Vida e Missão)

À luz desta oração avalie como você vive suas relações com Deus, com os irmãos, consigo e com a criação. Há necessidade de alguma mudança? Como você quer por em prática o que seu coração lhe sugeriu?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está em oração em um lugar reservado. Como é próprio de Lucas, Jesus é o modelo do orante. De fato, todas as grandes decisões de Jesus são antecedidas de vigílias de oração. Um dos discípulos pede: “Ensina-nos a rezar”. Jesus ensina o Pai-Nosso, que, na versão de Lucas, possui somente cinco pedidos: santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino; dá-nos hoje o pão cotidiano; perdoa os nossos pecados; faz que não caiamos em tentação. São cinco elementos: o Nome e o Reino, para Deus; o pão cotidiano, o perdão e a força nas tentações, para o ser humano. A vida de oração do judeu segue três ciclos: o anual acontece no Templo de Jerusalém, sobretudo com as grandes festas de peregrinação; o semanal se realiza na sinagoga, com o culto sabático, e o diário, na família e na vida cotidiana. O objetivo fundamental é santificar o tempo e demarcar a relação de absoluta reverência do ser humano diante do seu Senhor. O centro da vida é posto nas mãos de Deus. Na espiritualidade judaica, havia duas orações que eram rezadas diariamente: o Shemá e a Shemoneh Esreh, mas a mais parecida com o Pai-Nosso é o Qaddish, rezado no encerramento da liturgia sinagogal.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.