Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/02/2024

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 55,10-11 Salmo: Sl 34(33) - O Senhor está perto de quem tem o coração ferido.
evangelho
Pedi e vos será dado, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e ao que bate se lhe abrirá - Mt 6,7-15

“Quando rezardes, não sejais tagarelas como os pagãos, que imaginam que serão ouvidos à força das muitas palavras. Não os imiteis, pois vosso Pai sabe o que necessitais antes de lho pedirdes. Vós deveis rezar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja teu nome, chegue teu reino, seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; dá-nos hoje nosso pão de cada dia, perdoa-nos nossas dívidas, pois também nós temos perdoado a nossos devedores; e não nos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno. Com efeito, se perdoardes aos homens suas transgressões, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens , tampouco vosso Pai perdoará vossas transgressões. Mas, se não perdoardes aos homens, também vosso Pai não perdoará vossas transgressões.”

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é Pai e quer somente o bem para seus filhos.


Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho de hoje, concentrando-se na Pessoa de Jesus. A quem Ele se dirige em oração? O que Ele pede? Se possível, faça a leitura em voz alta, refletindo sobre o sentido de cada frase e fazendo com Jesus esta oração.

Evangelho: Mt 6,7-15 “Quando rezardes, não sejais tagarelas como os pagãos, que imaginam que serão ouvidos à força das muitas palavras. Não os imiteis, pois vosso Pai sabe o que necessitais antes de lho pedirdes. Vós deveis rezar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja teu nome, chegue teu reino, seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; dá-nos hoje nosso pão de cada dia, perdoa-nos nossas dívidas, pois também nós temos perdoado a nossos devedores; e não nos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno. Com efeito, se perdoardes aos homens suas transgressões, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens , tampouco vosso Pai perdoará vossas transgressões. Mas, se não perdoardes aos homens, também vosso Pai não perdoará vossas transgressões.”

“Esta é sem dúvida uma das páginas mais significativas do Evangelho. A oração do Pai-Nosso é a síntese da Revelação divina. Nela, encontramos os grandes temas da Sagrada Escritura: o nome santo de Deus, o Reino, a vontade do Pai, o pão de cada dia, o perdão, a luta contra as tentações e a proteção do mal para não nos desviarmos do caminho assinalado por Jesus. O Evangelho nos convida a orar com sinceridade, a compreender que orar é abrir o coração e entrelaçar nossa vida com a de Deus. A oração do Pai-Nosso nos coloca no colo de Deus; convida-nos a superar o fechamento do “eu” e nos compromete com a comunidade de fé. O termo “nosso” é plural, pois ninguém fica excluído na oração de Jesus.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento, é importante estar atento/a àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra. O que o texto diz para mim?
Percebi como é a oração de Jesus, o que Ele pede ao Pai em favor de seu Reino e o que Ele nos ensina pedir por nós?
Que condições são necessárias para recebermos o perdão divino?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual das petições do Pai-nosso desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

Bênção

- Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.
- O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quaresma é tempo de oração. A oração que Jesus nos ensina é o Pai-Nosso. O caminho que Jesus nos propõe é simples e prático. Seu mandamento é o amor mútuo. Sua oração é o Pai-Nosso. Santificamos o Nome de Deus que está no céu, desejamos o seu Reino e realizamos a sua vontade. Pedimos o pão de cada dia e pedimos o perdão. Pedimos ainda para não cair na tentação do Maligno. Podemos rezar uma vez todo o Pai-Nosso e ao longo do dia repetir uma das suas frases: “Não nos deixeis cair em tentação”; “Livrai-nos do mal”; “Perdoai as nossas ofensas”, e assim por diante. Não precisamos de muitas palavras, diz o Evangelho. Não é preciso multiplicar as devoções. No entanto, como somos pessoas concretas, que vivemos em um tempo e em um espaço, convém participar dos exercícios da Quaresma e procurar momentos de oração silenciosa e meditação da Palavra de Deus nas Escrituras. A oração silenciosa em grupo diante do Santíssimo é unitiva. Une as pessoas que em suas diferenças se encontram olhando para o mesmo fim.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.