Fundo
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/07/2025

S. Tiago, Apóstolo - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: 2Cor 4,7-15 Salmo: Sl 125(126) - Os que semeiam com lágrimas ceifarão com júbilo.
evangelho
Podeis beber o cálice que eu estou para beber? - Mt 20,20-28

Então aproximou-se dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com os filhos dela, e prostrou-se para fazer-lhe um pedido. Ele lhe perguntou: “O que desejas?” Respondeu ela: “Promete que, em teu reino, estes dois filhos meus sentem-se um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Mas Jesus respondeu: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu estou para beber?” Eles lhe disseram: “Podemos”. Ele lhes disse: “Meu cálice bebereis, mas sentar-se à minha direita ou esquerda não cabe a mim concedê-lo. Isso é para os que meu Pai tiver preparado”. Tendo ouvido isso, os dez ficaram indignados com os dois irmãos. Mas Jesus, tendo-os chamado, disse-lhes: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes as tiranizam. Entre vós não há de ser assim. Mas aquele que quiser entre vós tornar-se grande seja vosso servidor, e aquele dentre vós que quiser ser primeiro seja vosso servo! Do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
Celebramos hoje a festa de São Tiago Maior, filho de Zebedeu, irmão de São João. Nas listas dos apóstolos está sempre entre os três primeiros e participa com eles dos momentos especiais da vida do Senhor, como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração no Tabor, a oração da agônia no Getsêmani. Evangelizou o norte da Espanha, segundo a tradição, e voltou para Israel onde foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I no ano 42. Seus restos mortais, levados para a Espanha no século oitavo, foram encontrados muito tempo depois num campo que um bispo viu iluminado por uma estrela. O rei Afonso II mandou construir ali uma igreja com um mosteiro e o lugar passou a ser chamado de São Tiago do Campo da Estrela ou Compostela.
Peçamos a intercessão deste grande santo para que anunciemos a Cristo com ardor e alegria a todos que necessitam. São Tiago, rogai por nós!




Leitura (Verdade)

Os dois irmãos também solicitam a Jesus uma posição privilegiada no reino do Messias. E Jesus lhes diz que eles deveriam tomar do cálice que Ele também estava prestes a tomar. De fato, Tiago, foi o primeiro apóstolo mártir.

Evangelho: Mt 20,20-28 “Então aproximou-se dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com os filhos dela, e prostrou-se para fazer-lhe um pedido. Ele lhe perguntou: “O que desejas?” Respondeu ela: “Promete que, em teu reino, estes dois filhos meus sentem-se um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Mas Jesus respondeu: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu estou para beber?” Eles lhe disseram: “Podemos”. Ele lhes disse: “Meu cálice bebereis, mas sentar-se à minha direita ou esquerda não cabe a mim concedê-lo. Isso é para os que meu Pai tiver preparado”. Tendo ouvido isso, os dez ficaram indignados com os dois irmãos. Mas Jesus, tendo-os chamado, disse-lhes: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes as tiranizam. Entre vós não há de ser assim. Mas aquele que quiser entre vós tornar-se grande seja vosso servidor, e aquele dentre vós que quiser ser primeiro seja vosso servo! Do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”.

“Essa senhora se aventurou a uma façanha impensável para o meio em que vivia: a palavra feminina era nula, e jamais uma mulher poderia interceder por alguém em nenhuma instância. A ambição de ocupar os primeiros lugares, em si, já era um contrassenso; além disso, os dois levaram a mãe para sensibilizar Jesus. É óbvio que a indignação dos outros discípulos seria imediata, o que ocasionou um decidido esclarecimento do Mestre sobre o que significa servir. No interior dessas controvérsias bem humanas, o Senhor toca em um profundo mistério: quem quiser viver com ele precisa ser capaz de beber do mesmo cálice que o fez suar sangue no jardim das oliveiras (Lc 22,42).” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mais vale um miligrama de confiança depositado no coração de Deus, que todo o peso do universo pressionando sobre nosso pobre prato da balança. Na verdade, «Santiago viveu pouco tempo, pois já demonstrava uma grande fé: desprezou todas as coisas humanas e ascendeu a um patamar tão inefável, que morreu imediatamente» (São João Crisóstomo). Este relato do Evangelho fortalece a sua caminhada de fé? De que forma? O que você está disposto/a a renunciar pelo Evangelho de Jesus Cristo?
Para você o que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não ser servido?
Quais são realmente seus interesses ao servir ou colaborar na evangelização?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor a fé que recebemos dos apóstolos...
Peçamos também a graça de crescermos na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé...
Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles...
Lembramos ainda de todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento; aqueles que testemunham sua fé em meio à perseguição e o sacrifício da própria vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente os apelos que nasceram desta meditação orante? Ter a coragem de servir de forma humilde e desinteressada parece ser uma boa sugestão.

Bênção

Deus Pai todo-poderoso abençoai nossos avós. Fazei-os felizes na convivência familiar e que eles sejam para nós exemplo de vida e de fé.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos a festa de São Tiago, um dos doze apóstolos, irmão de João, ambos pescadores e filhos de Zebedeu. Junto com Pedro, os dois participam de momentos cruciais do ministério de Jesus, como a transfiguração e a agonia no Getsêmani. No evangelho de hoje, a mãe dos dois pede a Jesus um lugar privilegiado para os filhos. Ela, assim como os filhos, pensa em um Messias glorioso, que poderia conceder-lhes poder e honra, estando à sua direita e à sua esquerda. Não entendem o destino do Mestre apresentado no terceiro anúncio da paixão. Jesus os adverte do alto preço de seu pedido. Para participar de sua glória, devem beber do cálice de seu sofrimento, que o levou ao martírio da cruz. Longe de usufruir de privilégios, como vivem os dominadores e opressores, os discípulos devem ter uma vida baseada no amor e no serviço, a exemplo do Senhor. Após a experiência pascal de Jesus, São Tiago, líder da Igreja de Jerusalém, doa sua vida a ponto de ser martirizado, em 44 d.C., pelo rei Agripa I (At 12,1-2). Que sempre almejemos o lugar do serviço, dom para os irmãos.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.