Fundo
Sábado, 29 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/08/2023

19ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Dt 34,1-12 Salmo: Sl 66(65) - É quem coloca nossa alma entre os vivos.
evangelho
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu, no meio deles - Mt 18,15-20

“Se teu irmão pecar contra ti, vai e mostra-lhe seu erro, em particular; se ele te ouvir, ganhaste teu irmão. Se ele não te ouvir, convoca uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja estabelecida por duas ou três testemunhas. Se ele se negar a ouvi-los, comunica-o à igreja; e, se ele se negar a ouvir também a igreja, considera-o como pagão e coletor de impostos. Amém, eu vos digo: tudo o que ligardes na terra ficará ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra ficará desligado no céu. E vos digo ainda: se dois de vós, na terra, se puserem de acordo sobre qualquer coisa que pedirem, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu, no meio deles”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, como discípulo/a de Jesus peço que Ele me ensine a perdoar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.
Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”



Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

Leitura (Verdade)

O texto da liturgia nos deixa uma formula de ajuda mútua, de relação fraterna para o crescimento na prática da virtude cristã, sobretudo na prática do perdão.

Evangelho: Mt 18,15-20 “Se teu irmão pecar contra ti, vai e mostra-lhe seu erro, em particular; se ele te ouvir, ganhaste teu irmão. Se ele não te ouvir, convoca uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja estabelecida por duas ou três testemunhas. Se ele se negar a ouvi-los, comunica-o à igreja; e, se ele se negar a ouvir também a igreja, considera-o como pagão e coletor de impostos. Amém, eu vos digo: tudo o que ligardes na terra ficará ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra ficará desligado no céu. E vos digo ainda: se dois de vós, na terra, se puserem de acordo sobre qualquer coisa que pedi- rem, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu, no meio deles”.

“A pedagogia de Jesus é simplesmente admirável e eficaz. Como agir quando alguém não admite que errou? A falta de humildade dificulta a conversão e, por conseguinte, o seguimento a Jesus. O orgulho tem uma facilidade imensa de impedir o crescimento humano e espiritual. Não perdoar é não viver a vida em plenitude. Jesus sugere os passos para chegar ao perdão. Se a pessoa não aceitar, é importante recordar que o respeito às escolhas também é uma forma de exercitar o perdão. Na missão dada aos apóstolos, Jesus inclui a missão de perdoar: o que for ligado na terra, será ligado no céu. Seguir Jesus implica possuir um coração desarmado e afável com todos, é ser capaz de viver em comunidade”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus é um Pai de infinito amor que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro, a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. Quando recebemos amor e perdão - seja da parte de Deus ou dos irmãos -, também somos capazes de perdoar e doar amor a outros.
Mais ainda, o perdão só existe no amor. A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.

Como vivo o perdão e a reconciliação?
Que sentimentos guardo das experiências em que fui perdoado/a?

Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O que desejo lhe dizer?
Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus esforços para viver reconciliado/a com tudo e com todos. Abençoa minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de perdão gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

“Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

Rezo também pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as pessoas injustiçadas, as que são vitimas de calúnias e difamação, as que exercem responsabilidade com o povo, especialmente os que trabalham pela justiça e pela paz).

Contemplação (Vida e Missão)

Incentivar a oração do perdão e da reconciliação nas relações familiares, de trabalho e sociais. Fazer da reconciliação uma prática familiar e uma sugestão para obtermos a paz interior e sermos na sociedade testemunho de que somos discípulos de Jesus Cristo.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Continuamos no Discurso Eclesiológico. Na comunidade, deve reinar a paz, pela reconciliação e pela oração comum. Para a correção e a reconciliação, Jesus propõe um itinerário pedagógico: conversa a sós com quem o prejudicou; conversa privada com a presença de uma ou duas testemunhas; entrega do caso à Igreja; se a pessoa não se emendar, seja afastada da comunidade, pois se autoexcluiu da comunhão. Jesus também oferece à comunidade o poder das chaves, isto é, a autoridade para tomar decisões disciplinares e impor limites. Ligar significa amarrar, impor sanção, admoestar e censurar alguém que rompe a comunhão. Desligar significa retirar a sanção e permitir novamente a participação da pessoa no seio da comunidade eclesial. A expressão maior da unidade é a oração em comum. Cristo está no meio da comunidade reunida em seu nome, especialmente na Eucaristia, sinal do consenso, da unidade e da paz.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.