Fundo
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/08/2021

Santa Clara, Virgem, Memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Dt 34,1-12 Salmo: Sl 66(65) - Bendito seja Deus.
evangelho
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles - Mt 18,15-20

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai, que está nos céus, o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a celebramos Santa Clara, que abraçou o ideal de São Francisco de Assis. No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.


“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

A quem Jesus se dirige neste texto do Evangelho? Qual desafio a comunidade é convidada a enfrentar? Qual é o principal apelo que o texto nos faz?

Evangelho: Mt 18,15-20 “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai, que está nos céus, o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”

“Pertencemos a uma Igreja santa e pecadora e cada um de nós carrega luzes e sombras. O perdão se apresenta como necessidade em nossa vida comunitária. Mateus não diz qual o tipo de pecado, mas aponta a necessidade de reconstituir a unidade através do perdão. Ele situa os três passos da correção fraterna, que é uma entreajuda. O primeiro passo é o diálogo pessoal; passa, em seguida, para duas pessoas, alargando a visão do problema. Por fim, a comunidade é chamada para dar a palavra final. Perdoar é dar a outra pessoa o direito de voltar a ser feliz. É a possibilidade de zerar a culpa. E nosso caminho para o Pai passa pela necessidade de perdoar e pedir perdão. A paz é a recompensa de quem perdoa ou é perdoado.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Quais são os passos que Jesus aponta para vivermos a fraternidade cristã? Qual palavra mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O perdão, a correção fraterna feita com caridade é uma bênção. Como você se propõe viver esta atitude hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O quarto sermão no Evangelho de São Mateus é o Sermão Comunitário ou o Discurso sobre a Igreja. Jesus dá aos discípulos instruções sobre o relacionamento entre eles e todos os que vierem a fazer parte da Igreja no futuro. O discurso começa com a pergunta dos discípulos: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Em Marcos e Lucas os discípulos perguntaram quem dentre eles era o maior. Mateus ameniza a questão e joga-a para o Reino dos Céus. Em seguida, trata da correção fraterna e da oração em comum. Na comunidade de Jesus os erros são corrigidos com amor e com respeito pela pessoa errada, mas sem impunidade. O importante é ganhar o irmão faltoso e não perdê-lo. A oração dos irmãos bem unidos será atendida pelo Pai, que está nos céus. Jesus está presente onde dois ou mais estão reunidos em seu nome. “Em seu nome”, isto é, “tendo o mesmo sentimento de Cristo Jesus”, como escreve Paulo aos filipenses, sintonizados com o pensamento de Jesus Cristo. A oração une os irmãos entre si e os une a Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.