Fundo
Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/08/2025

São Domingos, presbítero, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Dt 4,32-40 Salmo: Sl 76(77) - Lembro-me das obras do Senhor.
evangelho
Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? - Mt 16,24-28

“Se alguém quiser vir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir. Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Filho do Homem chegando em seu reino”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de permanecer na sua presença e acolher com o coração a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Jesus eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença com fé e gratidão. “



“Tome, Senhor, e receba toda a minha liberdade, minha memória, meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que eu tenho e possuo. Tu os deste a mim; a ti, Senhor, eu os restauro; todas as coisas são suas , disponha-os de acordo com sua vontade. Dê-me seu amor e sua graça, pois isso é suficiente para mim.” (Oração de Inácio de Loyola)

Leitura (Verdade)

No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e cada um de nós sobre as disposições necessárias para o seu seguimento. O discípulo de Jesus, a exemplo de seu Mestre, é convidado a tomar a sua cruz todos os dias e a ser promotor da paz e testemunha do amor.
Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? A quem ele é dirigido? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

Evangelho: Mt 16,24-28 Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir atrás de mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? Que poderá dar o homem em troca de sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir. Amém, eu vos digo: alguns dos aqui presentes não provarão a morte antes de terem visto o Filho do Homem chegando em seu reino”.

“O final deste texto do Evangelho põe nos lábios de Jesus a autoridade de vir da glória do Pai e trazer ao mundo o seu Reino. É preciso lembrar que os primeiros cristãos, que refletiram e redigiram os Evangelhos, imaginavam que o fim do mundo seria imediato e que muitos deles veriam a segunda vinda do Senhor ainda na terra, antes de morrer. Agora, a Igreja compreende que o Reino de Deus vem do céu ao nosso encontro à medida que “perdemos” a vida seguindo o Senhor e vivemos como ele ensina, sendo não apenas personagens da história do mundo como, principalmente, agentes do Reino, participantes da ação de Deus em nossas vidas. E isso se faz com atos simples, realizados no cotidiano.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A caminhada para o seguimento de Jesus implica tomar e carregar com amor nossa cruz. Foi assim que o próprio Filho de Deus fez em sua caminhada terrena. Não somos seguidores de uma celebridade, mas sim de um Servo Fiel que carregou sua cruz até a morte para nos garantir a Vida Verdadeira.
Não basta ser católico. É preciso reconhecer Deus em nossas vidas e em nossa realidade, para que possamos viver sua verdade presente no meio de nós. Jesus não nos ilude: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Sua cruz é vida doada e partilhada para nossa redenção.
O que o texto diz a você hoje?
O que significa “tomar a cruz” no seguimento de Jesus? E o que significa “perder a vida” por causa de Jesus?
O que o Senhor pede a você neste dia?
Quais são as suas disposições para o seguimento de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Este é o momento da oração, por isso, abra o seu coração e expresse ao Senhor o que a Palavra despertou em você.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois do primeiro anúncio da paixão, que revela a verdadeira identidade do Messias, agora são apresentadas as exigências de seu seguimento. O verdadeiro discípulo deve estar atrás e deixar ser guiado sempre pelo Mestre. Precisa “renunciar a si mesmo”, não no sentido de negar sua personalidade, mas submeter-se à vontade de Deus, que gera adesão ao projeto de Cristo. Necessita “tomar a cruz”, assumindo os desafios e os sofrimentos da missão, experimentando o poder salvífico da cruz, triunfo sobre o pecado e símbolo do amor incondicional. E seguir os passos do Mestre, que deu sua vida para a salvação de todos. É uma oferta que gera verdadeira felicidade, porque encontra seu pleno sentido no Senhor. Salvar a própria vida, retendo-a e renegando a fé no Cristo, é viver com mesquinhez e não estar em comunhão com ele. Ganhar o mundo inteiro acumulando riquezas é arruinar a vida, porque se perde a preciosidade do Reino. Mesmo com perseguições e dificuldades, os discípulos devem prosseguir e crer na promessa do Senhor, que não deixa de cuidá-los e recompensá-los, dando-lhes vida em plenitude.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.