Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/06/2020

São Bonifácio, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: 2Tm 3,10-17 Salmo: 119(118) - Quem ama tua lei tem muita paz.
evangelho
Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? - Mc 12,35-37

Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: “Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?” E a grande multidão o escutava com prazer.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Diante do Deus Criador somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados(as) de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente. Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!
Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Por que a multidão o escuta com prazer? De que forma as palavras de Jesus tocam o coração dos seus ouvintes?

“Enquanto as multidões o escutavam com prazer, percebendo o novo na pregação de Jesus, os escribas procuravam, nos detalhes das leis e das profecias, algo para criticá-lo. Eles fechavam os olhos à verdade. Jesus é perfeito de Deus e perfeito homem. É filho de Deus, mas também filho de Davi, nascido da virgem Maria. Nós temos dificuldade em harmonizar estas duas dimensões. Mas Deus não é para ser entendido, mas amado. Um Deus que entendêssemos totalmente seria tão pequeno quanto nós. E por isso mergulhamos com alegria no oceano da fé. Não precisamos, nem conseguimos, entender a Deus, mas ele nos dá o privilégio de amá-lo. O pensar comum exige ver para crer; a fé nos possibilita crer para poder ver.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações? Eu busco a Palavra de Deus que me dá prazer e força na fé? “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Oração (Vida)

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.
Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

" Saúdem-se uns aos outros com o beijo da caridade. Que a paz esteja com todos vocês que estão em Cristo" ( I Pd 5,14).

Ir. Carmen Maria Pulga

Na tradição judaica, o Messias será um descendente do rei Davi. Será um homem extraordinário, escolhido por Deus para uma grande missão em favor do povo de Israel. Não será Deus, porque Deus é um só e não pode haver mais do que um. Será o profeta por excelência, semelhante a Moisés, como o próprio Moisés anunciou. Davi, no entanto, o chama de “Senhor”, dizendo com isso que ele é mais do que um descendente do rei. A questão colocada está dizendo que Jesus não depende de uma tradição, seja ela qual for. Ele está dentro dela e além dela. João Batista dirá: “Aquele que veio depois de mim, passou à minha frente porque existia antes de mim”. Comparando Jesus e Davi, São Pedro diz ao povo, no dia de Pentecostes, e o diz “com toda a franqueza”, que Davi morreu, foi sepultado e seu túmulo “encontra-se entre nós até hoje”. Jesus, ao contrário, está vivo, ressuscitado. E ainda São Pedro: “Davi, que não subiu ao céu, afirma: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita’”. Mais do que descendente de Davi, Jesus é Senhor e Cristo. É o Verbo de Deus encarnado, que se sujeitou às nossas limitações e as aceitou, e por isso nasceu em Belém e se fez filho de Davi. A Palavra de Deus não está algemada, escreveu Paulo a Timóteo. A Palavra é Jesus que, aceitando as limitações humanas com seus preceitos e tradições, não se deixou algemar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.