Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/01/2024

Santa Ângela de Merici, virgem - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Sm 12,1-7a.10-17 Salmo: Sl 51(50) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro.
evangelho
Por que sois covardes? Ainda não tendes fé? - Mc 4,35-41

E disse‑lhes, naquele dia, quando chegou a tarde: “Atravessemos para a outra margem”. Após terem despedido a multidão, eles o tomaram assim como estava no barco, e outros barcos estavam com ele. E houve uma grande tempestade de vento, e as ondas arremetiam contra o barco, de modo que o barco já se enchia. Ele estava na popa, dormindo sobre um travesseiro. Acordaram‑no e disseram‑lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos?”. Tendo‑se levantado, conjurou o vento e disse ao mar: “Cala‑te, fecha a boca”. Cessou, então, o vento e fez‑se grande bonança. E disse‑lhes: “Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: “Então quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Silenciar. Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus.
O Evangelho de hoje acentua o poder de Jesus e a necessidade de confiarmos nele, sobretudo nas dificuldades da vida.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia o relato deste Evangelho com muita atenção aos lugares, tempo e os movimentos da natureza. Jesus está serenos, calmo, como o Senhor do Universo. Ele é maior que qualquer vento contrário em nossa vida.

Evangelho: Mc 4,35-41 E disse‑lhes, naquele dia, ao cair da tarde: “Atravessemos para a outra margem”. Após terem despedido a multidão, eles o tomaram assim como estava no barco, e outros barcos estavam com ele. E houve uma grande tempestade de vento, e as ondas arremetiam contra o barco, de modo que o barco já se enchia. Ele estava na popa, dormindo sobre um travesseiro. Acordaram‑no e disseram‑lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos?”. Tendo‑se levantado, conjurou o vento e disse ao mar: “Cala‑te, fecha a boca”. Cessou, então, o vento e fez‑se grande bonança. E disse‑lhes: “Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: “Então quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”.

“Há uma forte ventania em alto-mar e a ordem de Jesus é a de alcançar a outra margem. Os discípulos entram em crise. A fé ainda não está madura para compreender quem é este homem que, no mesmo barco, dorme sereno. Amedrontados, acordam Jesus com uma repreensão severa: “Não te importa que pereçamos?”. Os desafios e o medo são componentes de nossa travessia no mar da vida. O Mestre sabe tudo isso e apela para a nossa fé. “Como sois fracos!” Às vezes, é preciso que Deus nos empurre em meio às tempestades, a fim de compreendermos que a fé não é uma posse definitiva. A fé se constrói com a consciência de que Deus está definitivamente presente para nos ajudar a alcançar a última margem”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” O que provoca desespero e aflição em sua vida?
Qual é a sua atitude diante das aflições?
Você tem consciência da presença de Jesus, conduzindo o barco da sua vida? Quem é Jesus para você?,br>

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Acolha a afirmação de Jesus para não ter medo das tempestades da vida. É preciso fé, ele está em seu barco. Quais situações Jesus lhe pede para viver com fé?

Bênção

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os milagres de Jesus beneficiam as pessoas que o procuram, mas ele também mostra seu poder sobre os elementos da natureza. Acalmou a tempestade e falou com o vento e com o mar como se fala com alguém. Ele estava no barco dormindo, quando veio uma forte ventania e as ondas se jogavam para dentro do barco. Os discípulos o acordam e lhe perguntam se não se importava com o que estava acontecendo. Criticam Jesus por estar dormindo enquanto o barco se enchia de água. Ora, Jesus simplesmente estava dormindo. Quando acordou, tomou logo uma providência, e se fez a calmaria. Chamou então os discípulos de medrosos e sem fé. Com isso quis dizer que, se tivessem fé, teriam eles mesmos acalmado a tempestade? Em outra ocasião Jesus já lhes tinha dito: “Se vocês tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, mandariam uma árvore se plantar no mar e ela obedeceria”. Teriam os mortais tal poder com o dom da fé? Parece que sim. Então, que o Senhor aumente a nossa fé!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.