Fundo
Sábado, 06 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/07/2024

São Tomé, Apóstolo - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ef 2,19-22 Salmo: Sl 117(116) - Povos todos, louvai o Senhor.
evangelho
Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram - Jo 20,24-29

Tomé, um dos Doze, chamado Gêmeo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, então, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Ele, porém, lhes disse: “Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos, se não puser meu dedo na marca dos cravos e se não puser minha mão em seu lado, não crerei”. Oito dias depois, os discípulos estavam novamente ali dentro, e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, colocou-se de pé no meio deles e disse: “Paz a vós!” Depois, disse a Tomé: “Estende teu dedo até aqui e vê minhas mãos, e estende tua mão e coloca-a em meu lado, e não sejas incrédulo, mas crédulo!” Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje a memória de São Tomé Apóstolo, também chamado Dídimo. Tomé foi um apóstolo muito atuante em sua ação apostólica. Tinha uma personalidade forte e não tirava conclusões precipitadas. Quer ver o Cristo ressuscitado para crer nele e ao tocar nas chagas de Jesus adere com grande e sincera profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”


Espírito Santo, ensina-me todas as coisas, segundo a promessa de jesus aos discípulos.
Faze-me conhecer toda a riqueza do Evangelho. Instrui-me sem descanso, porque jamais compreendo bem a tua Palavra. Ensina-me as maravilhas do amor divino, fazendo-me admirá-las no íntimo do meu espírito.
Desvenda-me todos os tesouros que encerrastes nas Escrituras e com que me desejas enriquecer. Espírito Santo, dá-me novos olhos que percebam com vivacidade as verdades da fé. Amém

Leitura (Verdade)

Tomé não estava com a comunidade nas primeiras aparições de Jesus Ressuscitado. Releia atentamente o Evangelho e perceba o carinho de Jesus em se mostrar vivo ao apóstolo que chega atrasado e descrente. Jesus não excluiu Tomé, mas lhe fala com firmeza: “não seja incrédulo, mas fiel”.

Evangelho: Jo 20,24-29 Tomé, um dos Doze, chamado Gêmeo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, então, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Ele, porém, lhes disse: “Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos, se não puser meu dedo na marca dos cravos e se não puser minha mão em seu lado, não crerei”. Oito dias depois, os discípulos estavam novamente ali dentro, e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, colocou-se de pé no meio deles e disse: “Paz a vós!” Depois, disse a Tomé: “Estende teu dedo até aqui e vê minhas mãos, e estende tua mão e coloca-a em meu lado, e não sejas incrédulo, mas crédulo!” Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”.

“Tomé é o apóstolo que busca conscientemente amadurecer sua adesão a Jesus. Em João 14,5, ele interroga o Mestre sobre o caminho que leva ao Pai. Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Após a ressurreição, Tomé toca o corpo do Crucificado e exclama: “Meu Senhor e meu Deus!”. Permitiu o Senhor que isso acontecesse para deixar-nos as consoladoras palavras: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”. Tomé é o discípulo que interage para fortalecer suas convicções existenciais. Ouvindo a admoestação de Jesus, estamos nós aqui – sem ver, mas crendo. Estamos felizes, por poder dizer: “Meu Senhor e meu Deus! Tu és o caminho, a verdade e a vida!”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Qual mensagem o Evangelho comunica para minha vida?
O que significam para mim as palavras de Jesus: “A paz esteja convosco”; “Não sejas incrédulo, mas fiel!”; “Bem-aventurados os que não viram e creram”?
Estar com a comunidade de fé nos ajuda a compreender melhor o Evangelho e a Pessoa de Jesus Cristo. Como você avalia sua participação em sua comunidade? Permaneça em silêncio por alguns instantes para compreender melhor este texto e a aplicação em sua vida.

Oração (Vida)

Silenciar por um momento diante do Pai, em oração. Agradecer pela luz que a sua palavra traz, ou pedir ajuda para compreendê-la melhor.
Abrir-se a novas atitudes, optar conscientemente por gestos concretos de amor e de fé suscitados pela Palavra.
Rezar a oração do Pai-nosso sentindo-se unido/a, em fraternidade, filhos/as do mesmo Deus/Pai.

Contemplação (Vida e Missão)

Deixar que a Palavra lida e meditada ecoe no coração ao longo do dia e da semana. Abrir-se a novas atitudes, optar conscientemente por gestos concretos de amor, de doação suscitados pela Palavra.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Tomé não estava quando Jesus ressuscitado apareceu aos apóstolos, mas, na semana seguinte, pôde ver Jesus e tocar em suas chagas. Tomé foi incrédulo quando ouviu e fiel quando viu. Quando viu Jesus ressuscitado, professou a fé dizendo: “Meu Senhor e meu Deus”. Contam os escritores antigos que, quando os apóstolos se dispersaram pelo mundo, Tomé foi para a Índia. Entrou pelo Oriente e pregou até a hora do seu martírio. São João Crisóstomo dizia que, quando Tomé chegou ao país dos Reis Magos, encontrou-se com eles e os batizou, e eles se tornaram seus colaboradores no anúncio da fé em Jesus. Segundo a lenda, o Senhor lhe apareceu e lhe disse que o rei das Índias estava à procura de um arquiteto, e que Tomé podia se apresentar e assim evangelizar a Índia com a ajuda do Senhor. Tomé respondeu: “Senhor, envie-me aonde quiser, menos para a Índia”. O Senhor lhe respondeu: “Vá sem preocupação. Quando você tiver convertido a população, você virá a mim com a palma do martírio”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.