Fundo
Quarta-feira, 16 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/04/2025

5º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Nm 21,4-9 Salmo: Sl 101(102) - Senhor, escuta minha oração.
evangelho
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou e que, por mim mesmo, nada faço, mas falo como o Pai me ensinou. - Jo 8,21-30

Então ele lhes disse novamente: “Eu vou, e vós havereis de me buscar e morrereis em vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Diziam, então, os judeus: “Será que ele vai se matar? Porque ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. E dizia-lhes: “Vós sois de baixo, eu sou do alto; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis em vossos pecados, pois, se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados”. Diziam-lhe, então: “Tu, quem és?” Disse-lhes Jesus: “O que, desde o princípio, vos falo. Muita coisa tenho a dizer a vosso respeito e a julgar, mas aquele que me enviou é verdadeiro. O que dele ouvi, isso falo ao mundo”. Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, então, Jesus: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou e que, por mim mesmo, nada faço, mas falo como o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo, não me deixa só, porque faço sempre o que lhe agrada”. Tendo dito isso, muitos creram nele.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho da liturgia de hoje, Jesus continua enfrentando a incredulidade do seu povo. E Ele o faz afirmando sua identidade de Filho de Deus. Ele é o ponto mais alto da afeição de Deus para com a humanidade. Quem o aceita será salvo, mas quem não o aceita já está condenado, por ter rejeitado o Filho do eterno Pai.
Prepare seu coração, com esta música, para a escuta da Palavra.

Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo permanecer.

Leitura (Verdade)

Jesus vai nos revelar onde e como Ele se revela. Quem Ele é e qual sua missão neste mundo. Ele estabelece um contrate entre Ele e os seus opositores... entre Ele e a mentalidade do mundo no qual vivemos.

Evangelho: Jo 8,21-30 “Então ele lhes disse novamente: “Eu vou, e vós havereis de me buscar e morrereis em vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Diziam, então, os judeus: “Será que ele vai se matar? Porque ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. E dizia-lhes: “Vós sois de baixo, eu sou do alto; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis em vossos pecados, pois, se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados”. Diziam-lhe, então: “Tu, quem és?” Disse-lhes Jesus: “O que, desde o princípio, vos falo. Muita coisa tenho a dizer a vosso respeito e a julgar, mas aquele que me enviou é verdadeiro. O que dele ouvi, isso falo ao mundo”. Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, então, Jesus: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou e que, por mim mesmo, nada faço, mas falo como o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo, não me deixa só, porque faço sempre o que lhe agrada”. Tendo dito isso, muitos creram nele.

“Em meio às provocações corriqueiras, Jesus finalmente conseguiu conversar com um grupo onde a sinceridade parecia autêntica. Ninguém o acusou de nada. Só o interrogaram no esforço de entender as palavras tão diferentes que ele usava. Chegaram a perguntar abertamente: “Tu, quem és?”. O Mestre procurou atraí-los para a compreensão de uma linguagem que sempre existiu na Bíblia e que eles conheciam, mas que não valorizavam: o pecado leva à morte, a verdade vem de Deus, que é vida; Deus não abandona quem nele confia. O diálogo se encerrou de modo positivo e excepcional, porque “muitos creram nele”. Conversar, falar e ouvir sem agressões é o caminho para o final amistoso de um diálogo.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você?
Leia novamente o Evangelho e permita que a Palavra lhe fale. Faça a sua meditação, repassando o texto em sua mente e permitindo que ele chegue ao seu coração. Detenha-se nas palavras que mais lhe chamaram atenção e escute o que o Senhor quer dizer a você por meio do Evangelho.
Como você vê o “mundo de baixo” e o “do alto”? Onde você se encontra? Quem é o caminho para o alto?
Onde está a contradição?
É possível a vida eterna sem passar pelo Cristo do "mistério Pascal"?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor ao Pai, ao seu Filho Jesus Cristo. Faça-o com louvor e gratidão.
Ore: Peço teu perdão, Senhor, por todas as vezes que deixei meu ‘ego’ falar mais alto e julguei salvar-me por meus méritos. Todas as vezes que me fechei recusando a tua voz, a tua graça, os teus sinais.
Peço, Senhor, também pelos líderes religiosos e pelos governantes e autoridades de todas as nações, para que entendam os apelos do povo, respeitem as escolhas religiosas e colaborem para que haja justiça, reconciliação e paz.
Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, verdade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim.
Ajudai-nos, Senhor, a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso Filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e na sociedade. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Identifique os sentimentos que o/a habitam após meditar esse Evangelho. Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A incompreensão dos fariseus a respeito da procedência do Cristo agora se intensifica com o anúncio de sua partida para o Pai. Fechados em seu pecado de recusa ao Filho de Deus, não podem compartilhar de seu lugar próprio, de sua glória futura. A incredulidade deles faz com que pensem de acordo com este mundo, e por isso pertencem ao plano “de baixo”. Jesus é “do alto”. Veio do Pai ao mundo, mas não pertence a este mundo. Mais uma vez aparece a fórmula “Sou eu”, porém, sem nenhum atributo. É a identidade de Deus que entra na história de seu povo, agindo fielmente para salvá-lo. Jesus torna essa presença ainda mais visível, pois é imagem do Pai e realiza suas obras. Sendo assim, era de esperar que Israel, sobretudo os seguidores da Lei, cresse nele. Os fariseus ainda não compreendem o discurso de Jesus. Por outro lado, muitos presentes creram nele ao final de sua fala. No entanto, somente na hora da glorificação na cruz que plenamente sua identidade será manifestada e a fé de seus seguidores ganhará solidez.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.