Fundo
Sábado, 18 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 16,11-15 Salmo: Sl 149 - O Senhor ama seu povo, enfeita os humildes com a vitória.
evangelho
Quando vier o Defensor, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito - Jo 15,26–16,4a

Quando vier o Defensor, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito. Também vós testemunhareis, porque, desde o princípio, estais comigo. Estas coisas vos digo para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas, e vem a hora em que aquele que vos matar pensará estar prestando culto a Deus. E farão estas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estas coisas eu vos digo para que, quando chegar a hora de acontecerem, vós vos recordeis delas, uma vez que eu já vos preveni. Não vos disse essas coisas desde o princípio porque estava convosco.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos, ama a cada um de nós. Acolhamos essa certeza em nosso dia, permaneçamos no seu amor e deixemo-nos conduzir por sua Palavra.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo:

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura atenta do Evangelho. Procure entender o que significa o Defensor que vos enviarei do Pai, o Espírito de verdade que vem do Pai...,

Evangelho: Jo 15,26–16,4a Quando vier o Defensor, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito. Também vós testemunhareis, porque, desde o princípio, estais comigo. Estas coisas vos digo para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas, e vem a hora em que aquele que vos matar pensará estar prestando culto a Deus. E farão estas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estas coisas eu vos digo para que, quando chegar a hora de acontecerem, vós vos recordeis delas, uma vez que eu já vos preveni. Não vos disse essas coisas desde o princípio porque estava convosco.

“O evangelista nos apresenta o Espírito Santo como um comunicador de vida, um doador da verdade e um defensor de Jesus e de sua obra redentora. Nessa estreita e inseparável relação do Espírito com a pessoa de Jesus, estabelece-se o amor único do Pai, introduzindo no mundo a vida divina da Trindade. Tanto o Pai quanto Jesus enviam o Espírito Santo. Ele vem do Pai e dará testemunho de Jesus. E nós, animados pela presença do Espírito, também daremos testemunho de Jesus. “Recebereis uma força, quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém” (At 1,8). O “Espírito da verdade” é uma promessa para todo aquele que crê em Jesus Cristo ressuscitado, o Senhor da vida.”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Não nos desencorajemos nem mesmo quando, no dia a dia, tivermos de enfrentar aquelas pequenas perseguições resultantes da lealdade a nossas convicções religiosas. Não podemos ceder diante daquilo em que cremos, nem abandonar aquele que se tornou a razão última de nossa esperança, Cristo Jesus, nosso Senhor.
Como você deseja fortificar sua fé e esperança no Senhor Jesus?
Quais são as oportunidades que você tem hoje de testemunhar a ação do Espírito Santo em sua vida?
Em nosso mundo polarizado e tão plural o que o/a sustenta em suas convicções religiosas?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Pai enviou o Filho e o Filho enviará o Paráclito, que significa Defensor. É o Espírito da Verdade, que o Filho enviará de junto do Pai. Ele vem do Pai e dará testemunho de Jesus. Ele mostrará quem é Jesus. E nós, animados pela presença do Espírito, também daremos testemunho de Jesus. A testemunha ou é de defesa ou é de acusação. O Espírito é o Defensor, nosso e do próprio Cristo. Seremos a favor de Cristo estando com ele e realizando o seu mandamento. Estar a favor de Cristo significa ter contra nós aqueles que são contra ele. Jesus nos previne do que acontecerá. Os seguidores de Jesus sofrerão perseguições ao longo da história. Assim foi desde o início e assim é ainda hoje. Quantas pessoas presas por causa da sua fé, quantas famílias deslocadas de sua terra, quantos martirizados e mortos! Os noticiários, porém, não falam dos cristãos perseguidos, de suas igrejas destruídas, de suas jovens sequestradas e vendidas. Que nada disso aconteça conosco, que a liberdade religiosa seja uma realidade entre nós, mas, disse Jesus, “Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora”. Por que fazem isso? Por maldade e por ignorância. Não conhecem o Pai nem Jesus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.