Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/05/2022

5ª Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 15,7-21 Salmo: Sl 96(95) - Entre todas as nações dizei os prodígios do Senhor.
evangelho
Que a minha alegria esteja em vós - Jo 15,9-11

“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós. Seu amor, que vem do Pai, faz circular a vida em nós e nutre nosso espirito. Que Ele nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.


Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. Contemple este grande dom que Jesus nos doa gratuitamente. Deixe esta Palavra abrir horizontes de esperança e alegria. Saboreie este privilégio de ser amado(a) por Deus e viver de sua alegria, que não é como a do mundo.

Evangelho: Jo 15,9-11 “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.

“Permanecer no amor de Cristo: esta é a palavra de hoje. Jesus tinha dado o exemplo da videira. Daremos frutos à medida que estivermos unidos a ele e perseverantes nessa comunhão. Assim, permanecemos nele e ele em nós. Hoje, ele nos oferece o próprio exemplo: ele permanece no amor do Pai. E o faz realizando sua vontade, fazendo o que ele mandou. Assim, também nós, seus discípulos, permanecemos no seu amor, observando seus mandamentos, realizando sua Palavra. Essa nossa união com Cristo, que se explicita na realização de sua Palavra, é fonte de muita alegria, a mesma alegria de Cristo que faz a vontade do Pai”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus nos confirma que nos quer participantes de sua alegria. Não há alegria maior do que sermos amados por Deus. Eu provo essa alegria da intimidade com Jesus? Permaneço fiel a Deus, provando de sua paz, mesmo nos sofrimentos e decepções do cotidiano? Acredito, de fato, no amor de Deus?

Oração (Vida)

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." ( I Coríntios 13:4-7).
Faça sua oração pedindo a graça deste amor bondoso, confiante e gratuito.

Contemplação (Vida e Missão)

Deus quer o nosso coração para Ele! Repita esta frase durante o dia para: “Deus quer o meu coração inteiro para ele!” Enquanto o seu coração não for só de Deus, você não será totalmente feliz e sempre sentirá que falta alguma coisa. Você e eu fomos criados por Deus e para Ele.

Bênção

“A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27). - Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Aqui se lê a segunda parte da alegoria da videira (Jo 15,1-17). A fecundidade da videira e de seus ramos deixa o gênero da alegoria e agora é expressa pelo amor. Como os frutos são o prolongamento da seiva que vem do tronco, o amor de Deus se prolonga em Cristo e se traduz na vida dos cristãos. Por isso, estar unido a Jesus e observar seus mandamentos é estar no amor do Pai, pois Jesus está no amor do Pai e observa seus mandamentos. Estar unido a Jesus é realizar a vontade do Pai. Assim os seguidores realizam nova relação no amor, não mais de servos, pois participam da intimidade do Pai e do Filho. Permanecer no amor de Jesus é continuar a obra de Jesus, pois ele agiu em resposta ao amor do Pai e aos seus mandamentos. A Igreja, fiel a Jesus, continua, na história, a obra que o Pai confiou ao seu Filho amado. A missão dos discípulos deve se identificar com as obras de Jesus, pois o que ele fazia é o cumprimento da vontade do Pai. Jesus agia assim por estar no amor do Pai. Por esse amor do Pai traduzido no amor pelos seres humanos, ele foi capaz de dar a vida na cruz. Mais uma vez se depreende que, quem está no amor de Jesus, deve estar pronto a doar a vida pelos irmãos. Isso, de fato, gera nos discípulos uma santa alegria (cf. At 5,41). Daí que se pode destacar para hoje outra relação do compromisso religioso: quem se sente amado por Deus pratica a religião não como peso, mas como resposta ao amor de Deus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.