Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/01/2023

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, Memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,22-28 Salmo: Sl 98(97) - Lembrou-se de sua lealdade e de sua fidelidade.
evangelho
Que dizes de ti mesmo? - Jo 1,19-28

Este é o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: “Tu, quem és?” Ele reconheceu e não negou. Reconheceu: “Eu não sou o Cristo”. Eles lhe perguntaram: “Quem, então? Tu és Elias?” Ele disse: “Não sou”. “És tu o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Disseram‑lhe, então: “Quem és? Dize‑nos para que possamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” Ele disse: “Eu sou uma voz de alguém que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías”. E aqueles tinham sido enviados pelos fariseus. Eles lhe perguntaram: “Por que, então, batizas se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?” João lhes respondeu: “Eu batizo com água; no meio de vós está quem não conheceis, aquele que vem depois de mim, de quem não sou digno de desatar a correia de sua sandália”. Isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina ajustiça, pois traz no coração a lei de seu Deus” Sl 36,30,31


Oração: Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

Leitura (Verdade)

Cristo é nossa vida e redenção. Sua Palavra precisa encontrar seu lugar em nós, para nos transformar.

Evangelho: Jo 1,19-28 Este é o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: “Tu, quem és?” Ele reconheceu e não negou. Reconheceu: “Eu não sou o Cristo”. Eles lhe perguntaram: “Quem, então? Tu és Elias?” Ele disse: “Não sou”. “És tu o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Disseram-lhe, então: “Quem és?” […] Ele disse: “Eu sou uma voz de alguém que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías”. […] “Eu batizo com água; no meio de vós está quem não conheceis, aquele que vem depois de mim, de quem não sou digno de desatar a correia de sua sandália”. […]

“O deserto é o espaço da reflexão e, também, da solidão. O cotidiano é marcado por muitas vozes que clamam e que apresentam possíveis soluções. Independentemente do lugar geográfico, todos são chamados ao deserto existencial, onde cessam outros clamores e ressoa a voz da verdade, que convida ao seguimento. Os grandes acontecimentos são quase sempre antecedidos por anúncios e uma respectiva preparação. A voz de João Batista se fez eloquente, a partir de sua humildade e doação. João Batista reconhece que o novo tempo chegou, Jesus de Nazaré. Os tempos são outros, mas o chamado continua; a voz do Senhor não se confunde com nenhum outro ruído. Ele fala ao coração e aguarda por uma sincera resposta.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Continuo caminhando mesmo nos momento de deserto e solidão? Minha fé me faz crer que o Senhor é meu Pastor e Guia?
O que lhe diz a figura de João?
Qual sua vocação na missão evangelizadora hoje?

Oração (Vida)

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.
Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A vida de João está associada à vida de Jesus no nascimento, na missão e na morte. A comitiva enviada pelos líderes judeus investiga a identidade de João. Primeiro, ele responde negativamente: ele não é o Cristo (= Messias), nem o Profeta (Dt 18,18), nem Elias (Ml 3,22-24). Depois, positivamente, revela-se a sua identidade: a) seu nome é João, que significa “favor de Deus” ou “graça de Deus”; b) ele é a voz que grita no deserto, convocando-nos à conversão; c) ele batiza com água, para a purificação dos pecados; d) ele é amigo do esposo, é precursor de alguém mais importante do que ele, de quem ele não é digno de desamarrar a correia das sandálias. O texto de hoje começa com essa palavra: testemunho (martyria). O testemunho de João é importante, mas as obras que Jesus realiza são maiores (Jo 5,36). A grande característica de João é a humildade. Ele empresta sua voz à Palavra, que é Cristo. Ele prepara a chegada do Senhor, convidando seu povo a aplainar os caminhos. Ele diz: “Que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). Que testemunho nós damos a respeito de Cristo?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.