Fundo
Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/02/2021

4ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 11,32-40 Salmo: Sl 31(30) - Tende coragem e um coração firme.
evangelho
Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? - Mc 5,1-20

Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!” Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” E perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Ele respondeu: “Legião é meu nome, pois somos muitos”. E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. Os espíritos impuros suplicaram então: “Manda-nos entrar nos porcos”. Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. Chegaram aonde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo – aquele que tivera o Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. Então, suplicaram a Jesus para que fosse embora do território deles.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Senhor Jesus revela a sua misericórdia libertando os oprimidos dos males que os afligem. O homem libertado do espírito impuro é enviado pelo próprio Jesus para anunciar aos seus a misericórdia que ele experimentou em sua vida. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho de libertação e misericórdia que o Senhor deseja realizar na vida de cada um de nós, por meio da sua Palavra.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

“Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

Leitura (Verdade)

Qual é a condição do homem que vai ao encontro de Jesus? Como reagem as pessoas diante do acontecido? O que representa a Legião de demônios? Retome as expressões que chamaram sua atenção durante a leitura. Detenha-se no trecho no qual Jesus envia o homem então libertado para anunciar o que o Senhor fez por ele.

“A narrativa de Marcos mostra a terrível situação do possesso. Morava entre túmulos, lugar da solidão e da morte, atentava contra a própria vida e era mantido preso como um animal. O bem e o mal se encontram. O nome do mal é legião. Nome de um destacamento do exército romano, a Legião era composta de 6 mil soldados. É o mal que se apresenta de muitas e variadas maneiras. O encontro termina com a derrocada total dos espíritos impuros. Eles entram em porcos, animais considerados imundos pelos judeus, e acabam afogando-se no mar. Surpreendente é o desfecho do episódio. Constatando a cura do possesso, os habitantes pedem que Jesus se afaste da região deles. Para eles, os porcos eram mais importantes que a pessoa.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em nossa meditação, um primeiro elemento a ser contemplado é a misericórdia de Jesus pelo homem possesso. Jesus é o Senhor da Vida e, em seu amor, restaura a dignidade e devolve a alegria de viver. Jesus é o rosto da misericórdia do Pai. A narrativa conclui afirmando que o homem liberto anunciava junto dos seus tudo o que o Senhor realizara em sua vida. Ali temos um bonito testemunho: reconhecer e anunciar a libertação e a vida nova. Por vezes, passamos muito tempo recordando apenas os acontecimentos tristes e chorando os nossos sofrimentos. É importante observar que mesmo nas dificuldades o Senhor manifesta o seu amor e a sua misericórdia em nossa vida, e reconhecer esses sinais com gratidão é também viver.

Oração (Vida)

“Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Hoje, te peço para mim e para todos os meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.,br> Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando por toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Que o meu espírito seja repleto somente de bênçãos, para que as derrame por onde eu passar.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente o pedido do Senhor: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Quando viram o possesso vestido, no seu perfeito juízo, ficaram com medo e pediram que Jesus fosse embora. Por que será?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.