Fundo
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/07/2024

13ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Am 3,1-8, 4,11-12 Salmo: Sl 5 - Senhor, guia-me com tua justiça.
evangelho
Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? - Mt 8,23-27

Tão logo subiu no barco, seus discípulos o seguiram. Eis que houve uma grande agitação no mar, de modo que o barco desaparecia por entre as ondas; entretanto, ele dormia. Tendo-se aproximado, eles o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos! Estamos perecendo”. Ele lhes disse: “Por que sois medrosos, gente de fé pequena?” Então, tendo-se levantado, repreendeu os ventos e o mar, e houve grande calmaria. Os homens se perguntavam admirados: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abra o seu coração para o diálogo com Deus por meio de sua Palavra. Acalme sua mente, aquiete as preocupações e deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”



O Senhor sabe o momento certo de agir em nosso favor, como acalmou o mar bravio que amedrontava os discípulos.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com calma e confiança. Entre na cena e sinta o contexto deste relato. Deixe que aflore os sentimentos e as palavras que você pronunciaria se estivesse naquele barco.

Evangelho: Mt 8,23-27 Tão logo subiu na barca, seus discípulos o seguiram. Houve, então, uma grande agitação no mar, de modo que a barca desaparecia por entre as ondas; entretanto, Jesus dormia. Eles se aproximaram e o despertaram, gritando: “Senhor, salva-nos! Perecemos!” Ele lhes disse: “Por que sois medrosos? Homens de fé pequena!” Então se levantou, conjurou os ventos e o mar, e houve grande calmaria. Aqueles homens se perguntavam admirados: “Quem é este, que até os ventos e o mar obedecem?”

“Estamos diante de uma cena forte e confortadora, sobretudo para nosso tempo, cheio de turbulências, instabilidades, insegurança e medo. A revolução tecnológica nos trouxe muitos benefícios, mas não nos assegura equilíbrio pessoal ou coletivo. Quem nos harmoniza é a presença amorosa de Deus em nosso barco. Jesus questiona os discípulos: “Por que tanto medo?”. E repreende o vento e o mar, colocando tudo sob seu domínio, pois ele é o Senhor da história. Ele age, embora nos pareça estar desatento. É preciso assumir com coragem os desafios, na certeza de que Deus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e de que somos colaboradores de uma obra da qual Deus é o Senhor, o realizador.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No Evangelho Deus se revela a nós em Jesus. Pergunto-me: o que Deus me fala na Palavra de hoje; que boa noticia traz para mim e para a vida da minha comunidade e da sociedade de hoje?
Entrar no silêncio de Deus, Contemplar a sua presença manifestada em Jesus e nas turbulências de sua vida.
Que atitude a exortação de Jesus aos discípulos pede para mim, que mudança de vida?
Há outros tipos de tempestades em nossa vida. Para enfrentá-las também precisamos do socorro do Senhor, e de bons amigos.

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Assim como os discípulos clamamos: “Senhor, salva-nos! Pois estamos perecendo!”
Quais são as tempestades que, hoje, lhe causam medo e insegurança?
Na hora do sofrimento também Jesus experimentou o abandono do Pai, mas permaneceu confiante em sua Palavra e seu amor. Quais sãos os seus sentimentos na hora da dor e do medo?
Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e de jamais se separar do amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Contemplação (Vida e Missão)

Vivamos no hoje de nossa história como membros comprometidos de uma Igreja alicerçada na fé e na esperança. O que você se propõe a viver para ser sinal vivo da presença de Deus em nosso meio?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Por que tanto medo, homens de pouca fé?” Embora estivesse dormindo quando veio a tempestade, Jesus estava lá e com poder repreendeu os ventos e o mar. Ele fala com os ventos e com o mar como fala com seres humanos. E eles lhe obedecem, o que nem sempre acontece com os seres humanos. Mas onde está Jesus quando estamos em apuros? Está em toda parte. Podemos invocá-lo, gritar por ele, e ele virá em nosso auxílio, da maneira que lhe parecer melhor. Jesus estava no barco quando veio a tempestade, mas dormia. Estava como se não estivesse. O barco continuou navegando ao longo dos tempos, e hoje nós estamos nele. E Jesus está como se não estivesse. Não o vemos nem dormindo, mas sabemos que está. Um pouquinho de fé ajuda muito. Ele faz milagres em nosso favor, e podemos nos precaver antes que venham as tempestades. Não se arrisque sabendo que uma tempestade está para chegar. Examine a embarcação e verifique os equipamentos e o número de passageiros. Faça a sua parte com responsabilidade e depois grite com fé: “Salva-nos, Senhor! Estamos perecendo”. Há outros tipos de tempestades em nossa vida. Para enfrentá-las também precisamos do socorro do Senhor, e de bons amigos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.