Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/09/2024

S. Jerônimo - 26º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Branca
1ª Leitura: Jó 1,6-22 Salmo: Sl 17(16) - Inclinai o vosso ouvido e escutai-me.
evangelho
Quem é o maior? - Lc 9,46-50

Surgiu entre eles um debate sobre qual deles seria o maior. Jesus, conhecendo o pensamento de seus corações, tomou uma criança, colocou-a a seu próprio lado e disse-lhes: “Quem acolher esta criança em meu nome, a mim acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou. Com efeito, aquele que for o menor entre todos vós, esse é grande”. Tomando a palavra, João disse: “Senhor, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não segue conosco”. Mas Jesus disse-lhe: “Não o impeçais, pois quem não está contra vós está a vosso favor.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Silencie sua mente e aqueça seu coração para a intimidade com Deus, Senhor da Vida.
Neste dia celebramos a memória de São Jerônimo, grande exegeta e tradutor das Sagradas Escrituras. No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”



Quem é de Deus anuncia sua verdade e o testemunha, pois diz Jesus: “Quem não está contra vós, está a vosso favor”.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Observe o tema que perpassa o diálogo? Com quais disposições os personagens da narrativa se colocam no seguimento de Jesus?

Evangelho: Lc 9,46-50 “Surgiu entre eles um debate sobre qual deles seria o maior. Jesus, conhecendo o pensamento de seus corações, tomou uma criança, colocou-a a seu próprio lado e disse-lhes: “Quem acolher esta criança em meu nome, a mim acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou. Com efeito, aquele que for o menor entre todos vós, esse é grande”. Tomando a palavra, João disse: “Senhor, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não segue conosco”. Mas Jesus disse-lhe: “Não o impeçais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”.

“O evangelista quer mostrar aos cristãos de seu tempo que conhecer Jesus e sua proposta é um longo processo, que sempre corre o risco de ser ofuscado pelas ambições de quem busca poder. Os discípulos de Jesus de todos os tempos devem ir em direção contrária. Seus valores são outros. O seguimento de Jesus deve ser caracterizado pelo serviço fraterno. Na dinâmica própria da vida cristã, o maior é o menor no Reino de Deus. Reino que não é dos grandes, dos poderosos, dos que muito sabem, dos que se acham mais inteligentes e capazes, e sim dos pequenos, de quem é humilde e tem o coração pleno da confiança e mansidão do Evangelho.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Diante da discussão dos discípulos, Jesus coloca uma criança perto deles. Através desta lição Jesus toca o coração de todos nós que queremos segui-lo, mas estamos sempre em busca de obter força, fama e poder.
O convite que Jesus faz aos discípulos é também para mim?
Olhando para minha vida, em que áreas pareço com os discípulos e em quais quero ser como uma criança?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração. Acolha o que o Espírito Santo lhe inspirar.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Reze pelos líderes políticos, religiosos e de comunicação para que sejam segundo o modelo indicado por Jesus.
Conclua com a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Cuidar dos desejos que estão no silêncio de nosso coração e precisam de purificação para aproximar-nos mais do caminho de Jesus.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem recebe uma criança em nome de Jesus, está recebendo o próprio Jesus. Quem recebe Jesus, recebe o Pai que o enviou. Quem for o menor, esse será grande. O meu “eu” não é o primeiro em uma escala de importância, nem como indivíduo nem como grupo. O tema aqui abordado sobre “quem é o maior” volta no Evangelho de São Lucas, depois da última ceia, no contexto da Paixão do Senhor, e é lido no Domingo de Ramos, no Ano C. No texto de hoje, o destaque é da criança que tem de ser valorizada. Escrevendo aos Coríntios, na primeira Carta, São Paulo os exorta a serem adultos quanto ao modo de julgar e crianças quanto à malícia. Criança é um ser humano, por isso não é fácil, mas tem características que inspiram o que chamamos de infância espiritual. A criança é simples, sem duplicidade, sem malícia e apresenta-se como é. Tem consciência da sua fraqueza. Sabe que precisa do pai e da mãe. Tem confiança no que dizem e não faz cálculos para amar. Pula no pescoço do pai e se agarra na saia da mãe. Assim também, diz o salmista, “meu coração não se eleva e não ando atrás de grandezas. Fiz calar e repousar meus desejos como criança desmamada no colo de sua mãe”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.