Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/10/2023

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jl 1,13-15, 2,1-2 Salmo: Sl 9(9A) - O Senhor julga o mundo com justiça.
evangelho
Quem não está comigo está contra mim; e quem não reúne comigo dispersa - Lc 11,15-26

Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido internamente acaba devastado, e uma casa cai sobre outra. E, se também Satanás estiver dividido internamente, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus se precipitou sobre vós. Quando um homem forte e bem armado guarda seu palácio, seus bens estão seguros. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe as armas nas quais confiava e distribui seus despojos. Quem não está comigo está contra mim; e quem não reúne comigo dispersa. Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos buscando um lugar de repouso, e, não encontrando, diz: ‘Volto para minha casa, de onde saí’. Chegando lá, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a morar ali; assim, o estado final daquela pessoa é pior do que antes”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus vai ao encontro dos oprimidos e os liberta; dos doentes e os cura; dos pecadores e os perdoa; mas a Ele pedem sinais extraordinários e não percebem a magnitude de sua misericórdia. Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me e conserva a minha vida.


Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e observe as atitudes dos adversários. E quais os desafios que Jesus lhes faz?

Evangelho: Lc 11,15-26: Alguns deles, porém, disseram: “É por Beelzebul, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, pondo-o à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido internamente acaba devastado, e uma casa cai sobre outra. E, se também Satanás estiver dividido internamente, como seu reino poderá subsistir? Vós dizeis que é por Beelzebul que eu expulso os demônios; mas, se é por Beelzebul que eu expulso os demônios, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é sinal de que o Reino de Deus se precipitou sobre vós. Quando um homem forte e bem armado guarda seu palácio, seus bens estão seguros. Mas, quando outro mais forte o assalta e vence, tira-lhe as armas nas quais confiava e distribui seus despojos. Quem não está comigo está contra mim; e quem não reúne comigo dispersa. Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, vagueia por lugares áridos buscando um lugar de repouso, e, não encontrando, diz: ‘Volto para minha casa, de onde saí’. Chegando lá, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a morar ali; assim, o estado final daquela pessoa é pior do que antes”.

“A questão do poder, ao longo da história da humanidade, nunca foi bem entendida. Ainda hoje passamos a compreender verdadeiramente as pessoas quando estas recebem algum encargo. O poder é fascinante e desconhece a humildade. Jesus usa o poder de forma simples e autêntica. A legitimidade do poder está no serviço. Quem exerce algum cargo é porque pode servir melhor. Jesus foi acusado de utilizar o poder de Belzebu, o chefe dos demônios, para expulsar os demônios. Jamais o mal é capaz de expulsar o próprio mal. Somente o bem tem a capacidade de amenizar e neutralizar a força do mal. Diante de Jesus, o mal fica desconfortável e acaba sendo expulso. O segredo é aumentar o bem, pois é a arma contra o mal”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tenha fé em Deus, que nos ampara em todas as situações e nunca nos abandona. Ele nos conhece intimamente e tem o remédio certo para tratar nossas dores, nos libertar e nos fazer encontrar o equilíbrio e a harmonia.
Algumas pessoas acusam Jesus de expulsar o mal pelo poder do demônio, outros querem de Jesus um sinal do céu. Ele mesmo, Jesus, o Filho de Deus, é este sinal, com seu agir misericordioso, revelando a face amorosa do Pai.
Faça uma revisão de suas atitudes e veja seu posicionamento frente a prática de Jesus. De que lado você está?

Oração (Vida)

Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.
Conclua com esta oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

O texto de hoje narra, de modo conciso, um exorcismo feito por Jesus. É a ocasião para se discutir a origem de sua autoridade. Também nós afirmamos que existe o mistério do mal e sua personificação, e que o pecado, o sofrimento, a doença e a morte são influxo desse poder misterioso e já vencido pela morte redentora de Cristo. Na antiguidade, algumas doenças eram atribuídas ao poder satânico. O ser humano era “alienado” por outro espírito, que não o seu ou aquele santo, de Deus. É um espírito impuro, que rouba a liberdade do ser humano. Jesus, ao expulsar o demônio, devolve a plena liberdade à pessoa. Ele, contudo, é acusado de agir em nome de Belzebu. Jesus responde com um argumento de lógica simples: um reino dividido entre si se anula. Se ele expulsa demônios por Belzebu, os exorcistas judeus o fazem por meio de quem? Contudo, se os milagres são feitos pelo dedo de Deus – e o são –, são um sinal da chegada do Reino de Deus. Jesus é o “mais forte”, que vence a força do espírito maligno. Não podemos, contudo, abaixar a guarda, pois o demônio tem poder relativo, mas tem poder.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.