Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/07/2021

15ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ex 1,8-14.22 Salmo: Sl 124(123) - Nosso auxílio está no nome do Senhor.
evangelho
Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim - Mt 10,34-11,1

“Não penseis que vim trazer paz à terra! Não vim trazer paz, mas, sim, a espada. De fato, eu vim pôr oposição entre o filho e seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra; e os inimigos serão os próprios familiares. Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. “Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa”. Quando Jesus terminou estas instruções aos doze discípulos, partiu dali, a fim de ensinar e proclamar a Boa-Nova nas cidades da região.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Dispor-se a seguir Jesus é estar pronto para carregar a cruz de cada dia. Num momento de interiorização tome consciência de que orar é dialogar com Deus.
Oremos:
Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração.
Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as critaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!


Leitura (Verdade)

O que o Evangelho vai nos dizer hoje? Quais são as prioridades apresentadas por Jesus? O que vale a pena na vida? br>
Evangelho: Mt 10,34–11,1 “Não penseis que vim trazer paz à terra! Não vim trazer paz, mas, sim, a espada. De fato, eu vim pôr oposição entre o filho e seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra; e os inimigos serão os próprios familiares. Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. “Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa”. Quando Jesus terminou estas instruções aos doze discípulos, partiu dali, a fim de ensinar e proclamar a Boa-Nova nas cidades da região.

“A paz estava associada à chegada do Messias. Em Belém, os anjos anunciaram a paz para todos, e Jesus é apresentado por Mateus como aquele que traz a paz. No entanto, o caminho para ela não evita o conflito, simbolizado pela espada. A inimizade familiar é imagem que indica a prioridade da mensagem, mesmo que origine rupturas. A guerra não pode gerar a paz, que é fruto da justiça. Na Bíblia, a paz – o shalom – é a plenitude da graça e da bênção. Em meio às dificuldades apontadas, Jesus oferece a suprema recompensa: ganhar a vida. Mesmo um simples copo de água não ficará sem recompensa. Deus pede o máximo e nos oferece tudo. A recompensa parte de uma harmoniosa escala de valores, que coloca Deus em primeiro lugar.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que lugar dou a Deus em minha vida? Vejo a relação que há entre Deus e meus irmãos, minhas irmãs? A cruz que carrego é um discipulado onde aprendo o caminho de Jesus? Quem busca a si mesmo, não entende o que é tomar a cruz que nos liberta e nos dá vida.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e os apelos que a Palavra despertou em seu coração e peça a graça de vivê-los concretamente em seu dia.
Conclua rezando: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os apóstolos e todos os discípulos missionários devem saber que contam com o amor e a proteção de quem os envia em missão. Quem der a eles um copo d’água não ficará sem receber de Deus uma recompensa. Mas eles vão entrar numa batalha. Jesus nos dá a sua paz e ele mesmo é a paz que nos é dada. A paz de Cristo, porém, não é ausência de conflitos. Ela é o resultado dos conflitos superados pelo perdão e pela justiça. A espada, instrumento de guerra, é sinal das incompreensões provenientes da adesão a Cristo e a seu Evangelho. Quem segue a Cristo com seriedade geralmente não é compreendido, podendo até ser hostilizado. Assim termina o sermão missionário de Jesus no Evangelho de Mateus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.