Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/09/2023

22ª Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jr 20,7-9 Salmo: Sl 63(62) - Ó Deus, desde a aurora te busco. 2ª Leitura: Rm 12,1-2
evangelho
Quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la - Mt 16,21-27

A partir desse momento, Jesus começou a explicar a seus discípulos que lhe era necessário ir a Jerusalém, padecer muito nas mãos dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado. Então Pedro, tomando-o à parte, começou a censurá-lo: “Deus te livre, Senhor! Jamais isso te acontecerá!” Jesus, porém, tendo-se voltado, disse a Pedro: “Vai para trás de mim, Satanás! És pedra de tropeço para mim, porque não pensas as coisas à maneira de Deus, mas à maneira dos homens”. Então Jesus disse a seus discípulos: “Quem quiser vir atrás de mim negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por mim a encontrará. Com efeito, que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca de sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

22º Domingo do Tempo Comum. Jesus é consciente de sua missão e permanece sereno diante do que lhe espera. O convite da Palavra deste domingo é para que assumamos a “loucura da cruz”, junto com Jesus. Ele nos oferece a cruz como caminho, acesso ao amor e ao dom da vida.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir e aceitar a cruz que nos torna teus discípulos.”


Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna!

Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, diálogos e afirmações.

Evangelho: Mt 16,21-27 A partir desse momento, Jesus começou a explicar a seus discípulos que lhe era necessário ir a Jerusalém, padecer muito nas mãos dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado. Então Pedro, tomando-o à parte, começou a censurá-lo: “Deus te livre, Senhor! Jamais isso te acontecerá!” Jesus, porém, tendo-se voltado, disse a Pedro: “Vai para trás de mim, Satanás! És pedra de tropeço para mim, porque não pensas as coisas à maneira de Deus, mas à maneira dos homens”. Então Jesus disse a seus discípulos: “Quem quiser vir atrás de mim negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por mim a encontrará. Com efeito, que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro se arruinar sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca de sua vida? O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e, então, retribuirá a cada um de acordo com seu modo de agir.

“A clareza de Jesus, quanto a seu fim último, é marcada pela serenidade. Ele caminha em direção à dor, mas não deixa transparecer nenhum sentimento de medo nem de revolta. Além de ensinar a tomar diariamente a cruz, ele mesmo carrega a cruz. Foram três quedas, mas também três reerguimentos. Enquanto muitos pensam unicamente na materialização, Jesus apresenta a eternidade como um jeito novo e inteligente para ser e viver. Não se trata de sofrimento, mas de carregar a cruz com a certeza da luz. É evidente que a cruz pesa, mas o que virá depois dela simplesmente encanta e eleva. Mesmo que alguns insistam em ganhar o mundo, Jesus promete o que o mundo não pode dar: a paz na terra e o céu como recompensa”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho vem insistir no seguimento de Jesus com autenticidade. Para isso é preciso refletir, calcular, rever, enfim estarmos sempre alertas para caminharmos em sintonia com o coração de Deus e nosso esforço seja abençoado por ele.
Seguir significa pegar a cruz: “Quem quiser vir atrás de mim negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por mim a encontrará." Isso significa adesão total no amor, sem esquivar-se do sofrimento quando ele é necessário para nossa fidelidade ao Projeto de Deus.

Você está sendo pedra de tropeço para o crescimento do outro?
Você tem assumido a sua cruz com amor?

Oração (Vida)

Pai, torna-me sensato/a na forma de querer afastar o sofrimento para mim e para aqueles que amo. Que, em nome do amor, eu não não seja pedra de tropeço para o cumprimento na missão de cada um.
Salmo do dia (62)
A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.
Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!
Até quando todos vocês atacarão um homem que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair?
Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras; com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam.
Descanse somente em Deus,ó minha alma; dele vem a minha esperança.
Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!
A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.
Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.
Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.
Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.
Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.

Contemplação (Vida e Missão)

Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Não há discipulado e seguimento de Cristo sem cruz, mas os opressores não têm a última palavra sobre a vida. Encontramos, na liturgia de hoje, três homens marcados pela dor, como consequência de sua fidelidade: Jeremias, Paulo e Jesus. O profeta Jeremias sente-se humilhado e vítima de chacota da parte de todos; Paulo propõe um sacrifício vivo e existencial de si mesmo; Jesus faz o primeiro anúncio da paixão e Pedro tenta desviá-lo do caminho que conduz à cruz. A doação da existência é o fio condutor da liturgia deste domingo. O profeta Jeremias é considerado um homem das dores. Alguns estudiosos dizem que ele é o Servo sofredor dos cantos de Isaías. De fato, ele foi preso, maltratado, insultado e objeto de zombarias. Ele se sente acuado de todos os lados: os inimigos parecem mais fortes e o Senhor parece tê-lo abandonado. Por um lado, ele já não suporta as críticas, zombarias, o fracasso de sua pregação e a solidão; por outro lado, ele sente o fascínio que o Senhor exerce sobre ele. Deus o seduziu. Por isso, ele sente a Palavra de Deus como um fogo abrasador que o assalta. E continua sua missão. Jesus começa um processo de formação mais intensivo com seus discípulos. Torna-se explícito o tema da morte. Aqui, ele faz o primeiro anúncio.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.