Fundo
Sábado, 18 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/07/2020

São Tiago Maior, festa - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: 2Cor 4,7-15 Salmo: Sl 126(125) - Quem semeia entre lágrimas, colherá com alegria.
evangelho
Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve - Mt 20,20-28

A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. “Sim”, declarou Jesus, “do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A liturgia de hoje faz alusão a São Tiago Apóstolo. Ele e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas por meio de gestos de humildade e amor e do serviço generoso.


Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Como a mãe de Tiago compreendeu o Reino anunciado por Jesus? Qual é a reação dos demais discípulos diante de tão ousado pedido? Quais são as orientações dadas por Jesus?

“Jesus está subindo a Jerusalém, onde o esperam a incompreensão, a condenação e a morte. A sua hora se aproxima. Os discípulos dão uma clara demonstração de não terem entendido o projeto do Mestre. Os filhos de Zebedeu querem cargos do primeiro escalão e os outros ficam indignados, pois também almejavam postos de honra. Jesus diz a todos: “Entre vós não deve ser assim”. Há o projeto do mundo, que é a procura do primeiro lugar e de todos os privilégios. Já o projeto de Jesus privilegia o último lugar e o serviço. “Entre vós não deve ser assim” é uma recomendação à Igreja, às comunidades cristãs e a cada um de nós. É a difícil atitude de saber perder. É a dimensão do serviço que coloca o outro em primeiro lugar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? De que modo o texto fortalece minha caminhada de fé? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida? Quais gestos Jesus me convida a viver? O que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não para ser servido?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor a fé que recebemos dos apóstolos. Peçamos a graça de crescer na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé. Lembramos ainda todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento.
“Deus, nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo com seus problemas, aspirações e esperanças. Guarda-os com teu olhar de amor e torna-os transformadores da paz e construtores de uma sociedade de amor. Chama-os a seguir Jesus, teu Filho. Que eles compreendam que vale a pena doar inteiramente a vida por Ti e pela humanidade. Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta. Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem, à profissão dos conselhos evangélicos, ao empenho missionário. Ajuda-os a compreenderem que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje é festa de São Tiago Maior, irmão do apóstolo e evangelista São João, ambos filhos de Zebedeu. Tiago Maior foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 42. Foi este rei quem mandou prender Pedro. Segundo a tradição, os restos mortais de São Tiago foram levados para Compostela, na Espanha. São Marcos conta que Tiago e João pediram a Jesus os primeiros lugares no Reino dos Céus e que os outros apóstolos não gostaram do que eles fizeram, certamente porque também queriam os primeiros lugares. São Mateus ameniza a cena e diz que foi a mãe deles quem fez o pedido a Jesus. O que eles e nós precisamos saber é que o lugar de Jesus é o último, onde ele presta serviço aos últimos. O outro Tiago, o Menor, presidiu a vida da Igreja em Jerusalém.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.