Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/05/2021

São Filipe Néri, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Eclo 36,1-2a.5-6.13-19 Salmo: Sl 79(78) - Venha ao nosso encontro a tua misericórdia.
evangelho
Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve - Mc 10,32-45

Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os Doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas, três dias depois, ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis; com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus está a caminho de Jerusalém com os discípulos. Na pedagogia do caminho Jesus ensina que a missão é um serviço em favor do Reino de Deus e um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Coloque-se entre os discípulos e observe o comportamento dos homens e a reflexão de Jesus. A lógica do mundo difere drasticamente da lógica do Reino. “ O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida”.

Evangelho: Mc 10,32-45 Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os Doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas, três dias depois, ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis; com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

“A Judeia é o local da paz, do lago, dos lírios e trigais, das multidões. Jerusalém é o lugar do conflito. Quando Jesus toma o caminho de Jerusalém, sabe que sua hora está para chegar. Ele toma o cuidado de prevenir os seus para os momentos difíceis que terão pela frente. Mostrando que não haviam entendido a mensagem do Mestre, Tiago e João querem os primeiros lugares, um à direita e outro à esquerda no Reino. Os outros 10 também ambicionavam os primeiros lugares. Esta é a ótica dos grandes do mundo. Jesus diz aos Doze: “Entre vós não deve ser assim”. O discípulo deve sempre escolher o último lugar, o lugar do serviço. Isto a exemplo do Filho de Deus, que veio para servir a todos. É o serviço que dá dignidade à vida.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a). Qual palavra do Evangelho mais me chamou atenção?
Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto. Quais são suas expectativas no seguimento de Jesus e no serviço ao Evangelho?

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração...
Reze a segunda parte da oração que Jesus nos ensinou: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Deixamos tudo e te seguimos, mas queremos os primeiros lugares. Somos apóstolos, queremos ser chefes. Os chefes deste mundo são dominadores. Vocês não serão assim.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.